Por que Suzane von Richthofen foi solta pela Justiça?

Condenada por matar os pais, ela cumpria pena em Tremembé, no interior de São Paulo

Suzane von Richthofen deixa prisão para celebrar o Natal e Ano Novo em 2020
Créditos: Reprodução/TV Vanguarda
Suzane von Richthofen deixa prisão para celebrar o Natal e Ano Novo em 2020

Suzane von Richthofen, presa desde 2002 por matar os pais, foi solta na tarde desta quarta-feira, 11, após a Justiça conceder progressão para o regime aberto. Ela deixou a prisão Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé (SP), no fim da tarde.

Suzane Von Richthofen foi condenada a 39 anos e 6 meses de prisão por matar os pais Manfred e Marísia Von Richthofen, em 31 de outubro de 2002. No entanto, ela conseguiu diminuir seu tempo na cadeia.

Suzane tinha 18 anos na época do crime e era estudante de direito da PUC-SP. Ela foi condenada junto com o namorado, Daniel Cravinhos, e irmão dele, Cristian  –ambos tiveram participação no crime.

Cristian Cravinhos, Daniel Cravinhos e Suzane von Richthofen
Créditos: Reprodução
Cristian Cravinhos, Daniel Cravinhos e Suzane von Richthofen

Atualmente, a pena revisada de Suzane é de 34 anos e 4 meses, com término previsto em 25 de fevereiro de 2038. Desde outubro de 2015 ela cumpre pena no regime semiaberto e passou a ter permissão para deixar a cadeia nas saídas temporárias.

Desde 2017, Suzane tentava na Justiça progredir para o regime aberto. A notícia foi coinfirmada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

O Ministério Público informou que vai recorrer da decisão que determinou a soltura de Suzane von Richthofen.

Como funciona o regime aberto

No regime aberto, o condenado cumpre pena fora da prisão e pode trabalhar durante o dia e, à noite, deve se recolher em casa de albergado, ou seja, deve retornar para uma casa de hospedagem prisional coletiva, designada pela Justiça e que abriga presos que estão no mesmo regime.