Portugal usa apenas energias renováveis durante quatro dias seguidos
Em 2015, as energias renováveis produziram 48% do total no país
Durante quatro dias, o consumo interno de eletricidade em Portugal foi abastecido apenas por energias renováveis. Nas 107 horas consecutivas, das 6h45 do dia 7 de maio (sábado) até às 17h45 do dia 11 (quarta-feira), o país inteiro funcionou com energia eólica, solar e hídrica, sem emissões de carbono.
A meta, considerada importante para reverter as mudanças climáticas, trouxe impactos econômicos, pois reduziu a necessidade de importar carvão e petróleo. Desde 2013, metade da produção de eletricidade no país é garantida por energias renováveis, mas nunca havia ocorrido o abastecimento da rede por tantos dias seguidos.
No ano passado, as energias renováveis produziram 48% do total em Portugal, sendo a eólica a que mais contribuiu, com 22%. O país tem investido em melhorar a capacidade de armazenamento de energia para fazer uma melhor gestão dos excedentes e compensar as variações meteorológicas.
- 19 cursos gratuitos da USP disponibilizados pelo Veduca
- Aneel dá a MELHOR notícia para quem sonha com conta de LUZ mais BARATA
- Conta de luz mais barata? Aneel dá EXCELENTE notícia aos brasileiros
- Banheiros Mudam Vidas quer dar visibilidade ao saneamento básico no Brasil
O uso de energia renovável por quatro dias representou um importante passo para o país ser dependente somente desse tipo de abastecimento. A prática contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa, tem impactos positivos na economia e ainda ajuda a reduzir as importações de combustíveis fósseis. Os consumidores também são beneficiados, na medida em que os preços ficam mais baixos.
A energia solar também deverá ganhar maior relevância em Portugal, principalmente no verão.