Prefeito expulsa moradores de rua para ‘cidade não virar um lixo’
"Preciso cuidar da minha cidade. Pessoas do bem me ajudem! Me apoiem!", diz Edivaldo Antônio Brischi
Edivaldo Antônio Brischi (PTB), prefeito Monte Mor, no interior de São Paulo, expulsou moradores de rua da cidade com a justificativa que não deixaria o local “virar um lixo”. De acordo com a prefeitura, o destino seria o município de origem das pessoas. No entanto, um grupo foi até a polícia para registrar queixa de que tinha sido levado à força para outra cidade.
Segundo relatos, eles foram forçados a entrar em uma van na rodoviária. Dez pessoas foram identificadas e estão em Boituva, cidade que fica a 70 km de Monte Mor.
“Eles disseram que foram colocados numa van e trazidos para cá, sem o consentimento deles. Na verdade, eles disseram que nem sabiam para onde estavam sendo levados”, afirmou à Folha de S.Paulo, o delegado em Boituva, Emerson Martins.
- São Paulo tem projeto habitacional para população em situação de rua
- Gusttavo Lima é contratado por cidade da Bahia para realizar ‘sonho’ de prefeita
- Saiba como doar agasalhos para moradores de rua de São Paulo
- Padre Júlio Lancellotti chora ao atender morador de rua com hipotermia
O grupo foi encaminhado para o serviço de assistência do município. Um inquérito foi aberto para apurar o crime de constrangimento ilegal.
O prefeito Edivaldo Brischi alega já ter tentado buscar alternativas para os moradores de rua na cidade, porém não teve sucesso. “Eu tenho uma grande preocupação. A gente fez um trabalho com eles; levou eles (sic) pra morar em alguns lugares. Teve gente que foi ser caseiro e o que aconteceu? Eles voltaram pra rua. E por que voltaram? Porque eles já têm o benefício deles. Todos eles têm benefício e a maioria da população fica sustentando eles com marmita”, afirmou o prefeito.
“Quem vai querer trabalhar se tem a pinga deles? A marmita deles? Se vocês quiserem ajudar alguém, que ajude um pai de família que acorda às 5 horas da manhã, às 4 horas da manhã”, disse.
O vídeo
Na gravação, publicada na última quinta-feira, 15, o prefeito diz que, mandou fazer seis viagens transportando os ocupantes de rua. No vídeo ele chega a citar as cidades de Rio das Pedras, Bauru, Campinas, São Paulo e Orquídeas. Ele ainda fala que na sexta, 16, aconteceria mais duas viagens, uma para Itararé e outra para São Rafael.
“Preciso cuidar da minha cidade. Pessoas do bem me ajudem! Me apoiem! Tem muita gente metendo o lôco (sic) no Edivaldo. O lôco (sic) no prefeito. Só que eu não aguento mais essa situação. Eu não posso ver minha cidade virar um lixo”, disse o prefeito.
https://twitter.com/borasp/status/1417099875884408835
Denúncia
A Polícia Civil de Boituva denunciou o caso ao Ministério Público. O boletim de ocorrência foi registrado de constrangimento ilegal.
A Prefeitura de Monte Mora afirmou em nota que o processo foi realizado “apenas para moradores que concordaram”.