Prefeitura de São Paulo inclui Parada LGBT no calendário oficial de eventos da cidade

O decreto, assinado nesta terça-feira, 24, destaca a "preocupação na garantia dos direitos de minorias cotidianamente estigmatizadas", segundo o prefeito Fernando Haddad

A Parada do Orgulho LGBT agora faz parte do calendário oficial de eventos de São Paulo! O decreto foi assinado nesta terça-feira, 24, pelo prefeito Fernando Haddad durante a coletiva que anunciou a 20ª edição marcada para o próximo domingo, 29, a partir das 13h na avenida Paulista. O texto formaliza a realização anual da Parada, no mês de maio ou junho. A data vai ser determinada pelo Executivo.

Com a inclusão da parada no calendário, a prefeitura também poderá contribuir com a realização do evento. Este ano, a Prefeitura vai gastar R$ 1,5 milhão para garantir a logística, como o palco, e a segurança – o gradeamento, por exemplo.

“Crucificada”, Viviany Beleboni reproduziu a violência contra a população LGBT na Parada Gay de 2015

Para justificar a inclusão da Parada no calendário de eventos, Fernando Haddad levou em conta o reconhecimento nacional e internacional da capital paulista como cidade inclusiva, além de “notoriedade pelo respeito às diferenças”. Ressaltou ainda a “grande visibilidade” do evento e sua contribuição para o “fomento do turismo local”.

Duas décadas desde a primeira edição, neste ano, o evento terá como tema o fim do preconceito contra transexuais e travestis no Brasil, o país mais transfóbico do mundo, como aponta a pesquisa da organização não governamental Transgender Europe.