Prefeitura de SP desmonta serviço de prevenção e teste de HIV
No CTA Santo Amaro são realizados cerca de 7 mil testes por ano para diagnóstico de infecção por HIV
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (10) que o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Santo Amaro, na zona sul, deixará de existir. A unidade, que realiza ações de prevenção e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C de forma gratuita, será transferida para o Centro de Referência (CR) DST/AIDS Santo Amaro.
A decisão, no entanto, não agradou os funcionários do CTA. Além de reclamarem da falta de transparência e diálogo em relação à mudança, eles acreditam que a transferência prejudicará o serviço de atendimento e exames que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos.
“O CTA e o CR têm propostas diferentes. Enquanto o primeiro é procurado para esclarecer dúvidas e realizar exames, o segundo é um serviço voltado para pessoas que já foram diagnosticadas”, diz uma técnica do local que não quis ser identificada. Ela diz que a unificação ocasiona o afastamento de pacientes que têm suas primeiras dúvidas sobre o vírus.
- Farmácias autorizadas realizarão testes rápido de HIV, sífilis e hepatite
- SUS implementará teste rápido duo para sífilis e HIV
- Gordofobia levou jornalista a contrair HIV e quase morrer de Aids
- Os direitos e os deveres das pessoas que vivem com HIV no Brasil
A técnica diz que as últimas reuniões entre os gestores e funcionários foram canceladas e que nesta sexta os funcionários foram pegos de surpresa sobre a transferência que será possivelmente realizada já na próxima segunda (13). “Não houve diálogo por parte da Secretaria da Saúde. Já começaram a encaixotar os materiais e tirar as divisórias das salas. Tampouco a população foi informada”, conta.
No CTA Santo Amaro são realizados cerca de 7 mil testes por ano para diagnóstico de infecção por HIV.
Procurada pelo Catraca Livre, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que a mudança “não trará prejuízo aos funcionários” e que os serviços do CTA e do CR são complementares, portanto facilitaria o tratamento para o usuário. Confira a nota na íntegra:
A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul informa que a mudança de prédio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Santo Amaro para o prédio onde funciona o Centro de Referência (CR) DST/AIDS de Santo Amaro não trará prejuízos aos funcionários, pois as equipes serão integradas, portanto, mantidas em sua totalidade.
Os serviços de ambulatório (CR DST AIDS) e de prevenção (CTA) são complementares e o fato de estarem no mesmo espaço físico facilita o tratamento para o usuário, pois, ao ser diagnosticado portador do vírus, sem transtorno algum, o paciente já passa para o fluxo do atendimento ambulatorial. É importante deixar claro que os serviços manterão suas atribuições originais.
A previsão é que a mudança definitiva do CTA para o prédio do CR DST/AIDS ocorra durante o mês março e, até lá, os atendimentos continuam normalmente em ambas as unidades.
A CRS Sul esclarece também que o Programa Municipal de DST/Aids foi consultado pela coordenadoria em janeiro. O Distrito de Saúde de Santo Amaro/ Cidade Ademar fez discussões com os conselhos gestores de ambas as unidades, que apoiaram a mudança, devido às dificuldades pelas quais passa o CTA e à falta de espaço físico adequado.
Veja também:
- Saiba onde fazer testes rápidos de HIV, síflis e hepatites no Brasil. Os testes são gratuitos, sigilosos e não requerem jejum.