Prefeitura leva Machado a pontos de ônibus de SP

As informações são do jornal Folha de S.Paulo

A partir de hoje, passageiros de ônibus do centro e da zona oeste de São Paulo terão a companhia do escritor Machado de Assis durante seus trajetos.

A Prefeitura de São Paulo vai distribuir 20 mil exemplares do livro “Missa do Galo e Outros Contos” (Editora Unesp) nos terminais de ônibus Mercado (Avenida do Estado, 3350, Centro) e Lapa (Praça Miguel Dell’Erba, Zona Oeste).

A edição da antologia de Machado, realizada especialmente para o projeto, é gratuita. Não é necessário fazer cadastro para pegar o livro: basta o leitor se comprometer a devolvê-lo depois que acabar a leitura.

Intitulado “De Mão em Mão”, o programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura da São Paulo e a Fundação Editora Unesp, que vai publicar todos os volumes que farão parte do projeto. O orçamento da primeira fase é R$ 333 mil.

“Nós queremos aproximar os livros das pessoas, estimulá-las a ler no tempo ocioso que passam no ônibus. Dependendo da resposta a essa etapa inicial, vamos aumentar o projeto”, diz Carlos Augusto Calil, secretário municipal da Cultura.

Nos dois terminais, serão instalados quiosques do “De Mão em Mão”, que funcionarão de segunda a domingo, das 10h às 20h. A ideia é que monitores do projeto abordem as pessoas e tentem convencê-las a levar o livro.

Até junho de 2012, a prefeitura quer distribuir mais cinco títulos. A seleção será feita por um conselho editorial formado por José de Souza Martins, Luciana Veit, Heloísa Jahn, Jezio Hernani Bomfim Gutierre, Samuel Titan Jr. e Sérgio Vaz.

As novas obras, ainda não definidas, devem contemplar poesia, HQs e livros sobre São Paulo.”Queremos obras que toquem em problemas da vida comum, mas com potência imaginativa” diz Titan Jr.