Prefeitura suspende estado de emergência em São Paulo

A decisão foi tomada porque o fornecimento de combustível para a frota de serviços essenciais já está sendo normalizado

Greve dos caminhoneiros atinge rodovias de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo suspendeu a partir de quinta-feira, 31, o estado de emergência decretado na última sexta-feira, 25. Em nota, a gestão informou que a decisão do Comitê de Gerenciamento de Crise foi tomada porque o fornecimento de combustível para a frota de serviços essenciais já está sendo normalizado.

O prefeito Bruno Covas também decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, 1º. O decreto será publicado no Diário Oficial desta quinta. Assim, a prefeitura poderá se reorganizar com a chegada de mais alimentos para a merenda na rede de ensino e o combustível necessário para a frota dos serviços essenciais.

“O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) disponibilizou 16 postos de combustíveis exclusivamente para atender a administração municipal. A Prefeitura irá avaliar nesta quinta-feira (31) a necessidade de manter a exclusividade”, diz o comunicado.

As operações realizadas pela Prefeitura de São Paulo com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM) já carregaram cerca de 5 milhões de litros de diesel para o abastecimento especifico da frota de ônibus. Outras operações serão realizadas ainda nesta quarta-feira, 30, para permitir a chegada de combustível para manter os serviços até a próxima segunda-feira, 4.

Greve dos caminhoneiros já dura 10 dias
Créditos: Marcelo Pinto
Greve dos caminhoneiros já dura 10 dias

Transporte público

Os ônibus circularam nesta manhã com cerca de 71% da frota. Esse nível deve ser mantido durante todo o dia. Em condições normais, a frota de ônibus da cidade transporta 9,5 milhões de passageiros por dia. A prefeitura já garantiu o combustível para o abastecimento dos ônibus até sexta-feira, 1º.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que as escolas da rede municipal abriram normalmente nesta quarta. A oferta de merenda está garantida, com cardápio adaptado de acordo com o estoque de cada unidade.

Cerca de 91% dos professores e 51% dos alunos comparecem às aulas na terça-feira, 29. A expectativa é que o fornecimento da merenda composta por alimentos perecíveis (verduras, legumes, frutas e ovos) seja restabelecido até o próximo dia 8 de junho.

Coleta de lixo e varrição

A coleta de lixo domiciliar opera normalmente. A coleta seletiva deverá ser retomada na próxima segunda-feira, 4. A coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos estão mantidos. Os 100 Ecopontos da cidade foram reabertos nesta quarta. Os serviços de varrição de vias e logradouros acontecem normalmente.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) diz que a realização de cirurgias eletivas foi normalizada nesta quarta em todos os hospitais municipais. A remoção de pacientes para exames também foi restabelecida.

Com relação às ambulâncias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-SP) continua realizando abastecimento dos veículos em postos de combustível exclusivos para atendimento da administração municipal, o que tem garantido o atendimento regular da demanda.

  • Leia também: