Previsão do tempo para todas as regiões do Brasil em abril
No mês de abril se espera chuvas acima da média em grande parte do país, com temperaturas altas e ligeiramente acima da média na maioria das regiões; veja!
Com a chegada do mês de abril, as pessoas estão curiosas sobre previsão do tempo em suas regiões. O Brasil é um país continental, com climas variados. No entanto, de modo geral, podemos esperar algumas tendências para este mês.
Em algumas partes do país, o clima deve começar a esfriar, enquanto em outras o calor ainda deve persistir. Além disso, é comum observar a ocorrência de chuvas em algumas regiões, enquanto em outras o tempo pode continuar mais seco. Confira a seguir!
Previsão para todas as regiões
-
Região Sul
De modo geral, os volumes de chuva devem ficar próximos da média histórica, com exceção do sul do Rio Grande do Sul e do norte/leste do Paraná, onde deve chover um pouco acima do normal.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
As temperaturas ficarão mais altas do que a média histórica, principalmente no Rio Grande do Sul, e ao longo do mês é esperada a entrada de massas de ar frio que provocarão quedas acentuadas de temperatura, com possibilidade de geadas localizadas em algumas áreas.
-
Região Sudeste
A chuva deve diminuir gradualmente ao longo do mês em toda a região, mas ainda ocorrendo na forma de pancadas na primeira quinzena. Os volumes de chuva ficarão um pouco acima da média em quase toda a região, com exceção de alguns pontos específicos.
A temperatura ficará um pouco acima da média em grande parte da região, mas ligeiramente abaixo em algumas áreas. Algumas frentes frias passarão pelo litoral na segunda quinzena, mas sem causar frio intenso.
-
Região Centro-Oeste
As chuvas diminuirão gradualmente ao longo do mês, mas ainda ocorrendo na forma de pancadas associadas ao calor e alta umidade, principalmente no Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal na primeira quinzena. Na segunda quinzena, os dias serão predominantemente de sol e tempo firme, com algumas pancadas de chuva ainda no norte de Mato Grosso e extremo norte de Goiás.
Os volumes de chuva ficarão ligeiramente acima da média em quase toda a região, e um pouco abaixo da média no nordeste de Mato Grosso. A temperatura ficará um pouco acima da média na maior parte do Centro-Oeste, com exceção do leste do Mato Grosso do Sul e extremo sul de Mato Grosso, que devem terminar abril com temperatura um pouco abaixo do normal.
-
Região Nordeste
O mês de abril na Região Nordeste do Brasil terá volumes de chuva acima da média em toda a região, com maiores desvios positivos na metade norte do Nordeste e na faixa litorânea entre Alagoas e a Bahia.
A faixa litorânea norte, entre Maranhão e Rio Grande do Norte, segue sob forte influência da Zona de Convergência Intertropical, enquanto na faixa leste do Nordeste, os ventos úmidos do oceano ganham força e aumentam a chuva entre Sergipe e Paraíba, com risco de grandes volumes de chuva e transtornos.
As temperaturas ficam um pouco abaixo da média no interior, exceto na Bahia, mas ligeiramente acima da média na zona costeira entre Bahia e Sergipe, oeste do Maranhão e interior da Bahia.
-
Região Norte
A chuva será abaixo da média na faixa oeste e norte da região, enquanto nas outras áreas ficará dentro da normalidade. As temperaturas serão altas e um pouco acima da média na maioria das áreas, exceto em algumas partes do Acre, Rondônia e Tocantins, que terão temperaturas próximas da normalidade.