Primeiro brinquedo transgênero é criado para combater transfobia
Falar sobre identidade de gênero e os eventuais questionamentos que podem acometer uma pessoa é fundamental para gerar uma sociedade mais inclusiva e aberta às diferenças. E, para ajudar nesse processo, o projeto The You Inside, da organização Gender Creative Kids, do Canadá, criou Sam, o primeiro brinquedo transgênero.
Sam é um conjunto de bonecas que vêm umas dentro das outras, em uma sequência que mostra o que significa crescer como uma criança trans. Cada boneca também transmite um sentimento: a primeira, que é um bebê, está feliz no começo de sua vida, sem considerar as questões de gênero. A segunda retrata um processo de exploração do gênero. A terceira começa a questionar sua identidade e lidar com um sentimento de inadequação.
A quarta se vê no meio de um sentimento de conflito. A quinta está isolada de amigos, da família e na escola, por sentir que não é aceita. A sexta retrata um encontro com sua real expressão e com a aceitação. Dentro de todas elas, há um coração: a essência verdadeira de Sam.
- Jovem trans sofre transfobia em colégio tradicional do Pará
- 5 livros escritos por pessoas trans para você ler e presentear
- Ex-BBB Ariadna é alvo de transfobia após mostrar novo namorado
- Redesignação sexual: Dançarina trans de Anitta cria ‘vaquinha’ para cirurgia
A ideia é que o brinquedo represente, para as famílias de pessoas trans, um símbolo de orgulho e aceitação. Já para educadores e para o público em geral pode ampliar a consciência sobre a questão e combater a transfobia. Com Sam, a organização também pretende ajudar a amparar todas as crianças e jovens que questionam seu gênero, o que, segundo eles, gira em torno de 2 a 6% dos meninos e 5 a 12% das meninas, e que, muitas vezes, leva a depressão, automutilação e suicídio.
Para concretizar a produção do brinquedo, a organização está pedindo doações através da plataforma Kickstarter. A história de Sam também ganhou uma animação criada por Rodolphe Saint-Gelais e Roméo Fils. Assista abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=OyZPId4VVnM
Leia mais: