7 privilégios que os homens têm, mas as mulheres não
Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela
A gente fala muito aqui no Superela sobre como homens e mulheres são tratados de formas diferentes na sociedade. Mas a gente entende que nem sempre essa diferença fica assim tão clara. Os privilégios que os homens têm são muito maiores do que a gente imagina e vão de coisas básicas até as mais sérias, que dizem respeito à carreira e saúde pública.
O que precisa ser compreendido sobre esses privilégios é que eles inatos à condição masculina. Isso significa que os homens já nascem com eles porque, historicamente, eles são considerados mais importantes pela sociedade do que as mulheres. Só por serem homens, eles têm algumas “vantagens” na vida que as mulheres jamais terão.
Privilégios que os homens têm, mas as mulheres não:
1. A liberdade de mostrar os mamilos
Quantas vezes você viu um homem sem camisa na rua? É “normal”, certo? Se está calor, eles podem andar sem camisa, ficar sem blusa na praia, fazer exercícios topless (isso significa que ele está sem a parte de cima!)… É comum. Porém, homens e mulheres têm peitos e mamilos, mas os seios femininos são sexualizados. Como o corpo da mulher sempre foi visto como um objeto sexual – e também tem toda a questão da amamentação e de prezar pela imagem da “mãe perfeita” – as mulheres não têm esse direito. Se uma mulher tira a blusa em público, é atentado ao pudor. Até mesmo na internet, os mamilos femininos não podem ser postados nas redes sociais, eles sofrem censura. Os movimentos Free The Nipple e Mamilo Livre querem mudar essa ideia.
- Depressão nos homens: entenda por que os sintomas podem ser diferentes dos das mulheres
- Mulheres que fumam maconha têm mais chance de morrer por doenças cardiovasculares, segundo estudo
- 5 ações para apoiar pais e mães no ambiente de trabalho
- Os sinais de câncer de mama em homens para você se atentar
2. A liberdade de não querer casar
Se um homem não casa, também é considerado algo normal. Quantos solteirões convictos conhecemos por aí e que são vistos como homens fortes, sedutores, charmosos? Um homem pode se dar ao luxo de não querer casar e não é julgado pela sua escolha. Ao contrário, uma mulher é questionada com muita frequência sobre casamento e as “solteironas” são vistas com maus olhos: uma mulher que nunca assumiu um relacionamento sério obviamente tem algum problema e vai “ficar para a titia”.
3. Eles têm controle sobre os seus corpos
Veja mais aqui: 7 privilégios que os homens têm, mas as mulheres não
- Leia também: