Problemas com seu plano de saúde? Confira algumas dicas que vão te ajudar a resolver essa situação
Número de reclamações quintuplicou nos últimos três anos; saiba como resolver seus problemas com o plano de saúde
Nos últimos três anos, o número de reclamações relacionadas à planos de saúde que negaram atendimento quintuplicou segundo pesquisa divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo.
Para tirar as dúvidas de quem já passou por algum tipo de problema com o convênio médico, o Catraca Livre te ajuda a resolver a situação:
Central de atendimento e ouvidoria
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Em meio às muitas possibilidades possíveis, o primeiro passo é um simples e reconhecido recurso: entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), por meio do serviço de atendimento telefônico gratuito. Oferecido pelas operadoras de saúde obrigatoriamente, as reclamações tem até cinco dias úteis para serem resolvidas, com base no decreto 6.253 do serviço.
Caso a notificação não seja resolvida em cinco dias úteis, recorra à ouvidoria da empresa, última instância de contato entre a empresa e os clientes. Quando notificada, a ouvidoria investiga as circunstâncias envolvidas para responder o cliente.
Agencia Nacional de Saúde
Se nada foi resolvido até então, o próximo passo é procurar a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A reclamação pode ser registrada de três formas: por meio do disque ANS (0800 701 9656); por carta ou por formulário de atendimento eletrônico; ou ainda por meio de atendimento presencial.
A partir da queixa realizada, a ANS envia a reclamação para a operadora por e-mail. Notificada, a empresa tem até cinco dias úteis para resolver o problema em caso de queixa assistencial, ou dez dias úteis se a queixa for não assistencial.A
Procon
Outra possibilidade é procurar os Procons de suas regiões. No site, uma página reúne série de orientações de consumo e outras dúvidas frequentes dos clientes dos planos de saúde.
Reclame Aqui e Redes Sosciais
Se todas as tentativas anteriores não apresentaram resultados, outra opção para reforçar as tentativas anteriores de esclarecimentos, são sites voltados à defesa do consumidor, como o Reclame Aqui. Além disso, com a relevância das redes sociais, outra alternativa é tornar pública sua reclamação na própria página da empresa em sites como Facebook ou Twitter.