Procon multou empresa de Russomanno por propaganda enganosa

25/09/2016 10:56 / Atualizado em 07/05/2020 04:12

 
 

O candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomanno (PRB) ficou conhecido pela bandeira da defesa dos direitos do consumidor, mas uma empresa registrada em seu nome deve ao Procon R$ 11,9 mil relativos a multa por violar o Código de Defesa do Consumidor, além de R$ 429 mil ao Estado em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A “SYS Equipamentos de Tecnologia Ltda.” foi multada em 2008 pelo Procon-SP, órgão estadual de defesa do consumidor, por propaganda enganosa. Já por causa do débito com o ICMS, a SYS está na dívida ativa desde 2008.

A assessoria do candidato Celso Russomanno afirmou à Folha de S. Paulo, que a empresa foi vendida e suas dívidas, transferidas para o comprador. A data exata da venda não foi informada.

“A empresa SYS foi vendida recentemente e no seu valor de venda já foram considerados todos os eventuais passivos, com sua transmissão ao adquirente. [O registro] Está em processo de alteração na Junta Comercial.” disse em nota.

A empresa, constituída em 2006, continua registrada na Junta Comercial e na Receita Federal em nome dele.

Ainda este ano, o deputado federal deixou de apresentar duas empresas em sua declaração de bens à Justiça Eleitoral. Na época, ele confirmou a ausência dos dados e creditou o problema ao contador.