Professora pede em petição atendimento integral para animais em hospital veterinário público

Em parceria com Change.org (Oficial)
08/04/2016 17:23

Quem não tem um amigo que resgatou um animal machucado na rua e fez de tudo para ajudar a salvá-lo? Foi justamente isso que aconteceu com a professora Vergínia Ribeiro, moradora do bairro de Guaianases em São Paulo. Sua amiga Izaura encontrou um gato recém atropelado, com as duas patas dianteiras quebradas, e, juntas, levaram o bicho para o Hospital Veterinário Público de São Paulo, que pertence à prefeitura da cidade. Ao chegar lá, o atendimento não foi feito e Nenê – nome que o gato ganhou – está há mais de 40 dias à espera de uma cirurgia ortopédica.

Vergínia criou então um abaixo-assinado na plataforma Change.org pedindo atendimento integral para os animais no Hospital Veterinário Público de São Paulo. Segundo a professora, quando a unidade começou a funcionar, fazia todas as cirurgias e, de um tempo para cá, os animais recebem os primeiros socorros, fazem exames e são dispensados. Ela já conseguiu mais de 25 mil assinaturas.

Gato Nenê aguarda cirurgia (foto: arquivo pessoal)
Gato Nenê aguarda cirurgia (foto: arquivo pessoal)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, respondeu o abaixo-assinado. “O Hospital Veterinário realiza, em média, 40 cirurgias diariamente. Em alguns dias, chega a passar de 50 procedimentos entre cirurgias ortopédicas, oftálmicas, odontológicas e cirurgias gerais. Em casos de emergência, a unidade realiza em média 15 cirurgias em animas por dia. […] Os casos identificados como de tratamento cirúrgico são agendados conforme disponibilidade de vagas em agenda e o tratamento necessário para o paciente enquanto aguarda o dia da cirurgia é prescrito”, explica a nota de resposta.

Para Vergínia, esta resposta da Prefeitura não soluciona as demandas dos animais e, especialmente, do gato Nenê. “Vou levar a dona Izaura e o gato Nenê, junto com esta resposta da prefeitura para que ele seja operado. Se não puderem operar, justifiquem por escrito porque não o farão”, conta ela.

Para assinar, a petição está em www.change.org/HospitalVeterinarioRJ.