Programação da terceira semana do “Copenhagen é aqui!”

Começam nesta terça, dia 8, em Copenhagen, as discussões, escolhas e tomadas de decisão que  afetarão profundamente nossa vida e a das próximas gerações no planeta terra. Neste momento a Matilha Cultural reitera a importância de apoiar a sustentabilidade de grupos e movimentos culturais que optaram por outras mudanças climáticas em suas vidas pautando-se pela re-invenção da cena sócio ambiental, através de propostas inovadoras.

Programação da semana:

Na terça, dia 8, das 19h às 24h  o calor do hip hop provoca aquecimento do clima musical na Matilha através de Rinha de MC´s. Iniciativa do MC Criolo Doido, Marco, Dan Dan, Kiko, a Rinha já virou tradição em casas do centro de São Paulo e revela a riqueza da oratória na cultura hip hop.

Na quarta, dia 9, das 20 às 23hs Lino, através de relato apaixonado, fala de sua trajetória de ativismo ambiental desde a década de 1970 e apresenta o Projeto de doação de parte de sua Fazenda para criar a Fundação Mantiqueira, projeto que aquece “o coração”.

O cinema que aquece neurônios – com filmes imperdíveis para pensar o meio ambiente :   a exibição do longa metragem “A Era da Estupidez” continua, de quarta a sexta às 17h e  às 21 h e sábado às 21h , e o documentário Home de quarta a sábado às 19hs.

A história de “A Era da Estupidez” se passa em um mundo totalmente devastado no ano de 2055. Pete Postlethwaith (de “Em nome do Pai”) faz reflexões a partir de imagens de arquivo do ano de 2008 e se pergunta: “Porque nada foi feito para impedir a destruição do planeta enquanto podíamos?”.

O filme conta com recursos de animação gráfica e já foi celebrado mundialmente por Thom Yorke  (Radiohead), pelo cantor Moby e pelo ex-secretário das Nações Unidas e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Kofi Annan.

Dia 12, com horário a ser definido ainda, a Matilha convida voluntários para a Arboriz-ação – na Rua Rego Freitas e entorno onde serão plantadas 20 árvores

Das 11h às 21h, a ação Vaga viva, estratégia de ativismo para incentivar a  conscientização sobre o aquecimento global, continua. O público será convidado a participar da ocupação de algumas vagas de estacionamento (zona azul) da Rua Rêgo Freitas, onde fica a Matilha. Estas serão transformadas em espaços verdes de convivência, com plantas, bancos de jardim, música e o encontro entre moradores do bairro e apoiadores da causa.

Como parte da programação do dia 12, das 14 às 16hs a Morada da Floresta convida para Vivências Ecológicas Familiares. Serão apresentados vários exemplos de práticas sustentáveis, como a possibilidade de ter até minhocários em casa de um jeito super prático.

Ainda no dia 12, das 16h Às 18h, o artista Mino de Oliveira – esquenta o recinto da Matilha com outros aquecimentos com / Homo Boçalis – “Realizo… Logo sou”. Um stand up prima em escancarar a realidade, expondo de maneira visceral os nossos vícios cotidianos e nossos “pecados” universais.
Porque segundo o autor “realizar” é o único caminho que temos para “ser”.
É difícil de ler. Percorrer suas linhas nos obriga a encarar uma verdade que queremos oculta. Rasga nosso peito e penetra nele como ferro ardente. Mas também abre nossos olhos. E abre nosso coração.

Dia 13, Às 11h, a ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) realizará um show gratuito para sensibilizar as pessoas em relação aos direitos animais e à preservação do planeta, no Parque da Independência (Museu do Ipiranga). Leia mais
Dia 15, terça, acontece apresentação do Soukast, Duo de Percussão com Simone Sou e Henrique Kastrup.
A programação Copenhagen é aqui! segue até o dia 20 de dezembro. A mostra de arte “Tudo é energia, nada é lixo”, com obras de Arnaldo Pandolfo, Curadores da Terra, Laborg, Desvio/Coletivo Lixo Eletrônico, Binho Ribeiro & Marcelo Teixeira, e a exposição de fotos “Escolhas” do Greenpeace podem ser visitadas de terça a sábado das 13h às 21h.

A Matilha encabeça também projeto de arborização da Vila Buarque e coleta assinaturas para conseguir aprovação da Subprefeitura da Sé. É possível assinar na Matilha ou online no link,  www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado

Por Redação