Projeto busca unir famílias brasileiras e refugiados no Natal
O Brasil tem quase 9 mil refugiados reconhecidos de 79 nacionalidades, segundo dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE). E este número só tende a crescer, pois há cerca de 28 mil pessoas solicitando refúgio atualmente.
Essa realidade mostra a urgência de haver ações de apoio e integração a quem chega ao país em busca de refúgio. Um exemplo disso é o projeto Meu Amigo Refugiado, que nasceu com o objetivo de unir as famílias brasileiras e as de refugiados aproveitando o espírito de união e solidariedade do Natal.
Lançada nesta segunda-feira, dia 5, a ideia da iniciativa é que o refugiado que vive no Brasil seja convidado e possa levar a família para passar a ceia do dia 24 ou o almoço do dia 25 com os brasileiros. Em troca, o convidado deverá levar para a família um prato típico de seu país para ser servido na celebração.
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
A campanha foi promovida pela Migraflix, que atua na integração dos refugiados com os brasileiros. No site do projeto, é possível ver o perfil dos refugiados cadastrados e das famílias que se candidataram para participar. Veja aqui e escolha um convidado.
A ação ocorrerá em São Paulo e no Rio de Janeiro. Até o momento, estão cadastrados 13 refugiados em São Paulo e dois no Rio. A plataforma fará a distribuição dos candidatos e das famílias para as ceias natalinas.
Assista ao vídeo e veja depoimentos de alguns refugiados que participam da ação: