Projeto colaborativo leva câmeras fotográficas para crianças no Quênia
Projeto levará câmeras fotográficas à periferia de Nairóbi, no Quênia
Na periferia de Nairóbi, capital do Quênia, está o bairro de Kibera. Considerada a maior comunidade de lata da África, a região abriga cerca de 1 milhão de habitantes e vive frente ao desafio diário das mais diversas mazelas sociais, como saneamento básico, alimentação, emprego e saúde.
Em um cenário de extrema pobreza, um projeto colaborativo tem como objetivo doar câmera máquinas fotográficas para crianças da região. Idealizado pela luso-moldava Natalia Jidovanu, o “My First Camera” pretende ensinar as crianças a utilizar a máquina fotográfica como ferramenta de trabalho, a interpretar imagens e a compreender o poder da fotografia para transformar a própria realidade que vivem.
Os métodos – Ao falarem e escreverem sobre as fotografias, os participantes irão utilizar a linguagem oral e escrita para apresentar opiniões e pontos de vista. Como ouvintes, compartilharão as experiências e as ideias apresentadas.
- Canções de ninar de todos os povos estarão expostas no Museu da Imigração em SP
- Vaquinha quer comprar máquinas de costura a mães com HIV no Quênia
- 7 experiências imperdíveis para amantes de arte em Miami
- As belezas de um passeio a pé pelo centro histórico de Curitiba
O trabalho e as discussões em grupo ajudarão as crianças a desenvolver seu auto-conceito, refletir sua posição no mundo e aprender a ouvir e a apreciar diferentes perspetivas.
Através da arte, as crianças podem refletir e imaginar o universo que vivem. Assim, a fotografia estimulará sua curiosidade e capacidade criativa, proporcionando oportunidades de educação e recursos fora do bairro.
O resultado – Ao final do curso, uma coleção das fotografias tiradas pelos participantes será reunida num livro, além de serem exibidas em exposições, com o objetivo de alertar a comunidade internacional sobre a vida em Kibera. .
- Máquinas fotográficas e restante equipamento (impressora, papel, cartões de memória, carregadores)
- Website para galeria online
- Edição, pós-produção e impressão do trabalho
- Exposições públicas do trabalho final
- Visitas a museus e galerias de arte em Nairóbi – entrada e transporte
- Coordenação do projecto no terreno, monitorização e avaliação
- Postais para as recompensas
- Portes de envio