Projeto de Manaus luta contra clichês e exalta cultura cabocla
O Caboquês Ilustrado mostra, através de um dicionário bem-humorado, como é importante valorizar a cultura do norte do país
Quando alguém que não conhece o norte do país pensa em Manaus as imagens que vêm à cabeça são de onças, selva, índios e canoas. Mostrar que a cultura local vai muito além desses clichês é o objetivo do Studio Caboco, que reúne conhecimento dos caboclos tradicionais e técnicas de design e produção para passar essa mensagem.
O principal projeto do Studio, criado pelos designers Markeeto Silva e Glauber Gomes, é o Caboquês Ilustrado, que convida a população local a vestir a camisa da cultura cabocla, literalmente. As estampas de camisetas feitas pela dupla mostram o significado das expressões e adjetivos comumente usados na região, que são indecifráveis para que não é dela, mas que carregam décadas de significado histórico.
O Studio Caboco atua como prestador de serviços em design para diversos projetos, empresas e instituições que visam o desenvolvimento da cultura local. Outra de suas criações, por exemplo, foi o aplicativo do Museu da Amazônia, o Musa. Para conhecer mais sobre os projetos, veja a reportagem feita pelo Imagina na Copa. O vídeo da matéria pode ser assistido abaixo.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Maio no Sesc Santo André tem programação que exalta a riqueza da cultura afro-brasileira e a importância da luta antirracista através de múltiplas linguagens
- Vagas para oficinas culturais gratuitas online em Rio Grande da Serra
- Projeto de samba exalta o gênero em shows, bate-papos e culinária típica entre março e abril no SESC Santo André