Projeto em BH oferece banho, comida e médico a moradores de rua
O banheiro itinerante leva as condições básicas de higiene, bem-estar e saúde à população de rua
O projeto Banho de Amor leva às praças de Belo Horizonte (MG) um banheiro itinerante que oferece aos moradores de rua condições básicas de higiene, bem-estar e saúde. Criado pelo empresário Marcos Calmon, de 44 anos, o objetivo é aumentar a dignidade e autoestima dessas pessoas para reinseri-las na sociedade.
Ao Catraca Livre, o empresário contou que a ideia surgiu no fim do ano passado, inspirada em outro projeto. “Eu assisti ao vídeo de uma iniciativa semelhante no Recife. Logo decidi convidar alguns amigos a fazerem algo assim em BH e, em apenas cinco dias, 100 pessoas já tinham demonstrado interesse em ajudar”, afirma.
O “Banho de Amor” fornece duchas, consultas médicas e odontológicas, além de comida para os moradores de rua se alimentarem. “A maioria das pessoas não tomava um banho quente há anos, só em bicas ou com baldes”, ressalta Calmon.
- Estudo aponta o suco que pode aumentar a capacidade do corpo de queimar gordura
- SP abre mais de 20 mil vagas para cursos gratuitos; veja como participar
- O que fazer em João Pessoa? Visite essas 3 praias de tirar o fôlego
- Exercícios no fim de semana: um aliado surpreendente para a saúde
Atualmente, a iniciativa conta com cerca de 300 membros voluntários, como médicos, dentistas, responsáveis pelo marketing e por arrecadação de doações.
Em ação
Às terças-feiras, o grupo realiza os banhos na Praça da Estação, no centro da cidade. Primeiro, os voluntários chegam ao local e organizam as pessoas para tomarem a ducha. Depois, dão uma roupa nova e oferecem corte de cabelo, barba, atendimento médico e a refeição.
O projeto também cadastra as habilidades e experiências daqueles que estão dispostos a arrumar um emprego. Para colocar a iniciativa em prática, o empresário recebeu a doação do banheiro por parte de uma empresa.
Já os produtos de higiene pessoal, limpeza, roupas e alimentos chegam a partir de doações da população e das parcerias com marcas.
De acordo com Calmon, o intuito é ampliar a atuação do “Banho de Amor” com ações mais vezes na semana e em diferentes locais de Belo Horizonte. Saiba mais na página no Facebook ou entre em contato pelo e-mail: [email protected].
- O fotógrafo Horia Manolache criou um projeto – ainda em andamento – no qual retrata moradores de rua como são e sonhavam ser. Veja aqui todas as fotos.