Projeto fotográfico distribui câmeras fotográficas para população em situação de rua
Câmeras foram entregues a moradores que registrarão a rotina da capital paulista por dois dias
Na última terça-feira, 3 de novembro, 50 câmeras fotográficas foram entregues a dezenas de pessoas em situação de rua que registrarão o seu olhar sobre a cidade de São Paulo . O projeto “ Minha São Paulo – o olhar da cidade pela população em situação de rua”, realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da capital paulista, é parte da programação do 3º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas ruas, que acontecerá em dezembro.
Cada participante terá dois dias para capturar a rotina desta que é considerada uma das maiores cidades do mundo. Das imagens fotografadas, 13 serão selecionadas para estampar um calendário que será lançado durante o festival.
A ideia, que surgiu no Reino Unido, tem como proposta valorizar a arte realizada pela população em situação de rua. Em São Paulo, antes de entregar as câmeras descartáveis, uma oficina de fotografia foi realizada para orientar aqueles sem nenhum conhecimento com o equipamento.
- Se você acha que Porto Seguro é só praia, está perdendo muito; Confira
- Virada Sustentável 2024: confira os destaques da programação
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Curso gratuito promove reflexão crítica através de foto e vídeo
Após a entrega do portfólio, um comitê formado por representantes de movimentos sociais ligados ao tema e fotógrafos escolherão, a princípio, vinte imagens. Depois, as fotografias serão divulgadas em exposição aberta ao público, que escolherá 13 imagens que farão parte do calendário.
Seus autores serão premiados pela organização e o calendário será vendido pelas organizações parceiras. Todo o dinheiro da venda será destinado a projetos de arte e cultura para a população.