Projeto fotográfico propõe fusão entre ballet clássico e cenário urbano
Iniciativa tenta desvencilhar a imagem burguesa associada à bailarina
O ballet é um estilo de dança originário da Itália renascentista no século XV, aperfeiçoado como uma forma de dança de concerto, uma vez que suas apresentações foram sempre realizadas com o acompanhamento de música clássica.
Por ser uma dança de raízes clássicas aristocráticas, muitas vezes esteve relacionado diretamente à nobreza. Assim seguiu a história do ballet que, até os dias de hoje, tem uma adesão mais elitizada de sua arte.
Para exorcizar a imagem burguesa associada à bailarina e mostrar que as artes estão ao alcance de todos, independentemente de classe social ou esteriótipos, o fotógrafo Gustavo Cassina começou a desenvolver desde 2013 em Caxias do Sul, cidade onde reside atualmente, o projeto independente “Bailarinas de Rua“.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Programação cultural de outubro homenageia crianças em Diadema
- Moscow Ballet on Ice apresenta: “o Lagos dos Cisnes no Gelo”
- Companhia de Danças de Diadema celebra centenário da Semana de Arte Moderna com ‘Antropo100’
Com direção artística das bailarinas Camila Mendes de Vargas e Rosiane Harth Adami, o projeto tem a proposta de fazer intervenções que mesclem partituras do ballet clássico com cenários do cotidiano da cidade.
O resultado do olhar poético do fotógrafo de rua Gustavo Cassina são imagens belíssimas, que visam inspirar mentes e corações a intervir cada vez mais nas paisagens urbanas, com toda e qualquer forma de manifestação artística.
Confira abaixo algumas imagens desenvolvidas para o projeto “Bailarinas de Rua”: