Projeto Guri recebe o músico Keith Swanwick para debates

A Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), organização social responsável pela gestão do Projeto Guri , recebe entre os dias 20 e 24 de setembro o músico e professor-emérito da Universidade de Londres, Keith Swanwick, para uma série de atividades.

O evento, que será aberto para o público nos dias 23 e 24 de setembro, tem como tema “A natureza da experiência musical e o papel dos educadores em instituições socioculturais e na educação básica”.

Um dos principais influenciadores na construção do currículo escolar musical no Reino Unido, que influenciou as estruturas curriculares para o ensino musical em todo o mundo, o professor discutirá, durante a visita, as bases do trabalho educativo do Projeto Guri e participará do planejamento para os próximos quatro anos de atuação da organização, incluindo o processo de desenvolvimento de ensino, avaliação e acompanhamento dos alunos e atividades relacionadas às aulas.

De acordo com Susana Kruger, diretora educacional da AAPG, o projeto político-pedagógico da organização se apoia nos estudos e propostas de Swanwick, o que coloca a AAPG entre as instituições mais avançadas em termos de inovação pedagógico-musical.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site.

Dia 23

No dia 23 de setembro, das 9h30 às 17h30, o objetivo da paçestra é revisar a filosofia fundamental da educação musical e suas implicações para o ensino.

A atividade será ilustrada pela apresentação de projetos de aulas desenvolvidos durante os dias anteriores por Swanwick e pela equipe de assistentes e técnicos em instrumento e educação musical da AAPG. Esta parte das atividades culminará com a discussão sobre uma visão compartilhada para o futuro e uma perspectiva positiva na música e na sociedade.

Dia 24

Dia 24 de setembro, das 14h30 às 17h30, acontece um debate com educadores convidados. O objetivo é discutir informalmente com debatedores, educadores musicais de organizações diversas sobre a reimplantação da música no currículo brasileiro.

As perguntas dos debatedores ao prof. Swanwick incluirão a discussão sobre os problemas e as soluções vivenciadas no Reino Unido e as possíveis contribuições que instituições sociais como a AAPG podem trazer ao sistema formal de ensino.

Por Redação