Projeto irá mapear áreas para preservar animais em extinção

No Brasil, há 633 espécies ameaçadas de extinção, de acordo com o Ibama

Por: ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais Comunicar erro
Crédito: João Marcos RosaO projeto é chamado de “86 Sítios da Aliança Brasileira para Extinção Zero”

A Fundação Biodiversitas, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, irá lançar, em setembro, um mapeamento de áreas que abrigam os últimos refúgios de 230 espécies ameaçadas de extinção, nas categorias “em perigo” ou “criticamente em perigo”, com distribuição geográfica restrita a um ou poucos locais bastante próximos entre si. Trata-se do projeto “86 Sítios da Aliança Brasileira para Extinção Zero” (Baze, na sigla em inglês), que irá abranger todo o país.

No Brasil, atualmente, há 633 espécies ameaçadas de extinção, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o que indica a necessidade de promover ações que visem a preservação desses animais.

Entre os estados com mais sítios protegidos pelo projeto, estão a Bahia, em primeiro lugar, e Minas Gerais, em segundo. O estado baiano têm 29 sítios, com 48 espécies, enquanto o mineiro tem o mesmo número de sítios, porém com 33 animais que correm risco de extinção.

“Tratam-se de locais de habitação única de determinadas espécies, que oferecem os recursos necessários a sua sobrevivência. Um exemplo é a arara-azul-de-lear, que tem apenas cerca de mil indivíduos vivos, e só é encontrada no nordeste da Bahia”, diz a diretora executiva da Fundação Biodiversitas, Gláucia Drummond.

Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).

Por: ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais

O maior portal de notícias sobre animais do Mundo.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …