Projeto mapeia iniciativas de protagonismo ambiental

A realidade ambiental brasileira, ao longo do último século, tem sido marcada pelo processo de intensificação da ocupação humana e avanço de fronteiras industriais e agropecuárias. Os processos em curso têm contribuído para a redução de áreas de vegetação nativa, impelindo por um cenário de forte fragmentação florestal.

Na contramão desse processo, diversos atores sociais vêm trabalhando, em diferentes níveis, desde iniciativas pontuais de plantio de árvores em espaços urbanos até a formação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), na reconstituição da cobertura vegetal.

Frente a esse cenário, um diagnóstico mais acurado se mostra necessário para se dimensionar esse movimento: o que vem sendo feito? Como esses atores vêm contribuindo? Qual o potencial de influência/impacto dessas iniciativas?

Foto: Reprodução/Facebook

Buscando respostas a esses questionamentos, uma equipe da Unicamp, coordenada pelos Professores Oswaldo Gonçalves Junior e Alessandra Viveiro, está desenvolvendo um projeto que tem como objetivo mapear e caracterizar iniciativas de protagonismo ambiental, com foco para o plantio de árvores, identificando as motivações para as ações e as dificuldades no processo.  Isso pode, por um lado, possibilitar a problematização dos limites e potencialidades desse movimento para o enfrentamento do desmatamento e recuperação de áreas urbanas e rurais, de forma mais particular, e para o cenário ambiental atual, de forma mais geral.

Para tanto, criaram a comunidade virtual “Plantadores de Árvores” para localizar pessoas com esse perfil e conhecer as experiências. Além disso, o espaço divulga iniciativas e notícias relacionadas ao tema.

Acesse a página do Facebook para saber mais informações.