Projeto na Inglaterra fecha ruas para que crianças possam brincar
Tem muita sorte quem se lembra de uma infância recheada de brincadeiras na rua. Hoje, contudo, especialmente por conta de questões de segurança e dos riscos da vida nas grandes cidades, a prática parece deixada de lado. Mas um projeto que surgiu na Inglaterra tem mudado isso: com o nome de Playing Out (brincar lá fora, em português), a ação tem mobilizado crianças e adultos e colocado vizinhanças todas em contato.
Nos últimos anos, mais de 300 ruas foram fechadas temporariamente dando lugar a um espaço de brincadeiras livres para toda a comunidade. E isso começou com um grupo de pais na cidade de Bristol, que criaram o movimento. Em seu site, eles disponibilizam informações para famílias que querem implantar a ação em sua vizinhança, como formas de interditar as ruas e de obter permissão.
A atuação desses grupos tem sido elogiada porque combate o uso excessivo de tecnologia por parte das crianças, assim como pode ser um fator aliado na luta contra a obesidade infantil, uma vez que, na rua, os pequenos se dedicam mais a atividades esportivas. Além disso, a integração entre as crianças e seus pais é visível. Kari, mãe que se envolveu nesse trabalho na parte leste de Londres, disse ao site do projeto: “Conheci tanta gente, principalmente pessoas com filhos que ainda não têm idade para ir à escola. Tem me ajudado a criar um sentimento forte de comunidade e hoje conheço muito mais gente quando ando pela vizinhança”.
- Terror noturno: 5 pontos que ajudam a explicar o transtorno
- Estudo aponta o suco que pode aumentar a capacidade do corpo de queimar gordura
- SP abre mais de 20 mil vagas para cursos gratuitos; veja como participar
- O que fazer em João Pessoa? Visite essas 3 praias de tirar o fôlego
A ideia tem feito tanto sucesso que tem servido de inspiração para países como Canadá e Austrália. Para saber mais, acesse o site do projeto.
Leia mais: