Projeto premiará empresas que estimularem uso da bike ao trabalho

Por mais saúde e qualidade de vida, "SP de Bike ao Trabalho" premiará empresas que incentivarem uso da bicicleta nas ruas da capital paulista

23/04/2018 17:31 / Atualizado em 05/05/2020 10:21
Com mais de 8,5 milhões de veículos, São Paulo enfrenta todos os dias um desafio inerente à sua condição de metrópole: o colapso do sistema de transporte.
Sobretudo pelo fato de que, ainda em 2018, seja refém de um pensamento que projeta no automóvel o meio de mobilidade mais recorrente nas ruas – em detrimento de modais coletivos e, principalmente, ao desvalorizar alternativas como a bike – a exemplo do que acontece em outras grandes cidades do mundo.
Por ano, paulistano passa, em média, 1 mês e meio preso no trânsito, segundo pesquisas sobre mobilidade
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E se é na “hora do rush” que São Paulo, literalmente, para, por que não repensarmos nossa relação com a maior cidade do país ?
Por isso, para estimular cada vez mais o  uso da bicicleta na capital paulista, estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio SP de Bike ao Trabalho.
 A ONG Bike Anjo vai premiar empresas e demais organizações que incentivam o uso da bicicleta no deslocamento ao trabalho e apostam nas pedaladas de seus colaboradores para promover saúde e qualidade de vida. As empresas podem se inscrever através do site até dia 27 de abril.
Realizado em colaboração com o Instituto Ethos e a GCCA – Global Call for Climate Action, o projeto tem como objetivo dar visibilidade às boas práticas das empresas que, ao facilitar o deslocamento por bicicleta ao trabalho em São Paulo, contribuem para a saúde da população e para a mobilidade urbana sustentável na capital. 
Quais serão os critérios ? 
Vários tipos de iniciativas podem concorrer ao prêmio, desde investimentos em infraestrutura até programas educacionais, campanhas de sensibilização e incentivos diretos aos colaboradores. Também poderão ser inscritas iniciativas mais abrangentes como políticas empresariais e de governança.  Na avaliação, serão levados em conta a inovação, perenidade e impacto das iniciativas. Empresas de pequeno, médio e grande porte podem participar. 
Tendência internacional 
Para se ter uma ideia do potencial de impacto das empresas na mobilidade das cidades, o co-fundador da rede Bike Anjo, JP Amaral, destaca que “no Reino Unido, em apenas uma década (2005-2015), 38.000 empresas aderiram a algum tipo de esquema de incentivos ao uso da bicicleta e em 2015 a população que vai ao trabalho de bicicleta chegou a 7% do total no país.”
“No Brasil, este potencial é muito grande, visto que as cidades sofrem cada vez mais com congestionamentos do tráfego e poluição, com prejuízos à saúde e qualidade de vida, ao passo que já temos instrumentos políticos como a Política Nacional de Mobilidade Urbana para embasar a visão de cidades que queremos”, conclui.