Projeto premiará empresas que estimularem uso da bike ao trabalho
Por mais saúde e qualidade de vida, "SP de Bike ao Trabalho" premiará empresas que incentivarem uso da bicicleta nas ruas da capital paulista
Com mais de 8,5 milhões de veículos, São Paulo enfrenta todos os dias um desafio inerente à sua condição de metrópole: o colapso do sistema de transporte.
Sobretudo pelo fato de que, ainda em 2018, seja refém de um pensamento que projeta no automóvel o meio de mobilidade mais recorrente nas ruas – em detrimento de modais coletivos e, principalmente, ao desvalorizar alternativas como a bike – a exemplo do que acontece em outras grandes cidades do mundo.
E se é na “hora do rush” que São Paulo, literalmente, para, por que não repensarmos nossa relação com a maior cidade do país ?
Por isso, para estimular cada vez mais o uso da bicicleta na capital paulista, estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio SP de Bike ao Trabalho.
A ONG Bike Anjo vai premiar empresas e demais organizações que incentivam o uso da bicicleta no deslocamento ao trabalho e apostam nas pedaladas de seus colaboradores para promover saúde e qualidade de vida. As empresas podem se inscrever através do site até dia 27 de abril.
Realizado em colaboração com o Instituto Ethos e a GCCA – Global Call for Climate Action, o projeto tem como objetivo dar visibilidade às boas práticas das empresas que, ao facilitar o deslocamento por bicicleta ao trabalho em São Paulo, contribuem para a saúde da população e para a mobilidade urbana sustentável na capital.
Quais serão os critérios ?
Vários tipos de iniciativas podem concorrer ao prêmio, desde investimentos em infraestrutura até programas educacionais, campanhas de sensibilização e incentivos diretos aos colaboradores. Também poderão ser inscritas iniciativas mais abrangentes como políticas empresariais e de governança. Na avaliação, serão levados em conta a inovação, perenidade e impacto das iniciativas. Empresas de pequeno, médio e grande porte podem participar.
Tendência internacional
Para se ter uma ideia do potencial de impacto das empresas na mobilidade das cidades, o co-fundador da rede Bike Anjo, JP Amaral, destaca que “no Reino Unido, em apenas uma década (2005-2015), 38.000 empresas aderiram a algum tipo de esquema de incentivos ao uso da bicicleta e em 2015 a população que vai ao trabalho de bicicleta chegou a 7% do total no país.”
“No Brasil, este potencial é muito grande, visto que as cidades sofrem cada vez mais com congestionamentos do tráfego e poluição, com prejuízos à saúde e qualidade de vida, ao passo que já temos instrumentos políticos como a Política Nacional de Mobilidade Urbana para embasar a visão de cidades que queremos”, conclui.