Projeto questiona machismo na Índia por meio de fotos poderosas
“A minha arte vem em forma de protesto”, diz o fotógrafo indiano Sujatro Ghosh. É assim que ele apresenta o seu projeto fotográfico, que quer chamar a atenção para a violência contra as mulheres em seu país, na Índia.
Para polemizar sobre a questão, que vem assustando a população feminina do país com o aumento do número de abusos sexuais e outros casos de violência contra a mulher, o fotógrafo tem postado fotos de mulheres realizando tarefas do dia-a-dia em seu Instagram.
A polêmica, no entanto, reside no fato de que todas as mulheres retratadas nas imagens estão usando uma máscara de vaca, animal considerado sagrado na Índia. “No meu país, vacas são mais importantes e tem mais segurança do que mulheres”, relata na primeira postagem da série.
“Eu vou fotografar mulheres de diferentes partes do país. Esse é uma forma de protestar silenciosamente que começa no Portão da Índia, um dos monumentos mais visitadas do país”, continua ele, fazendo referência à primeira foto do projeto, com uma mulher na frente da atração turística.
- Saiba mais:
- 80% da população da Índia pratica a religião Hindu, que considera a vaca um animal sagrado que não pode ser consumido e sim venerado;
- Publicado em 2009, um relatório da Human Rights Watch aponta que entre os problemas comuns referentes ao machismo na Índia estão a ausência de investigação adequada às denúncias de abuso e agressão contra as mulheres e mesmo as sugestões policias de que as vítimas deixem suas casas e procurem outra cidade para viver.
O resultado do projeto de Sujatro Ghosh são fotos poderosas que questionam a união de machismo e religião:
- Leia mais: