Projeto resgata memória do subúrbio através de seus personagens

Personagens das ruas ganham destaque no projeto

O projeto “Gente Nossa do Subúrbio” resgata a memória do subúrbio através da história de moradores ilustres da região. A ideia da dupla de jornalistas Alexandre Vilanova e Alexandre Torreão é contar a história do Rio de Janeiro a partir do subúrbio, por meio da documentação das personalidades ilustres de cada bairro da região.

O “Gente Nossa” surgiu em setembro de 2014 e até o momento já entrevistou 13 personagens suburbanos.Vilanova foi criado no Lins e por isso o ponta pé inicial do projeto partiu do bairro. “Mesclamos personagens caricatos da vida suburbana com aqueles que tem impacto na sociedade local, recebendo indicações de moradores”, explica Torreão.

Na página do Facebook do projeto é possível acompanhar esse processo de documentação. Lá as histórias de personagens como o oculista do Méier Eládio Nunes, o treinador de futebol Zé Carlos e da enfermeira Rouse, que atua em Madureira e Lins, são contatas. Personagens que já se foram também são lembrados pelo “Gente Nossa”, como a Mãe de Santo Maria Antônia. “Todos os personagens têm uma relação positiva com o bairro. Tanto no sentido de como são vistos pela vizinhança, como na forma  que encaram a vida no subúrbio”, explica Torreão.

Os jornalistas pretendem expandir o projeto para todo o subúrbio. “Nos planos estão uma exposição em foto-documentário, livro e documentário filmado em curta metragem”, conta Torreão.

Para conhecer mais sobre o projeto, acompanhar seu desenvolvimento e ler a história dos personagens do subúrbio, acesse a página no Facebook. Confira alguns deles na galeria abaixo: