Projeto transforma sonhos em cartões postais

Site promove interação entre sonhadores e ilustradores

Por Redação
28/05/2013 11:23

Onde foi parar o último sonho incrível que você teve? Não lembra? Se quiser compartilhá-lo no site do projeto “Sonhos num potinho“,  ele pode ir parar, em formato de postal, na sua caixa de correio.

Ilustração feita por Andrea Behmer para uma sonhadora que sonhou com o cão que morreu quando ela viajava
Ilustração feita por Andrea Behmer para uma sonhadora que sonhou com o cão que morreu quando ela viajava

Criado pela publicitária paulistana Marcia Granja, 28, em outubro de 2012, o “Sonhos num potinho”   tem uma premissa simples,  uma troca que a criadora chama de “engajamento de boa intenções”: na área do site dedicada aos sonhadores, cadastram-se as pessoas dispostas a contar o que sonharam aos outros. Em outra parte, a dos ilustradores, cadastram-se as pessoas dispostas a escolher um desses sonhos e transformá-lo em uma ilustração para ser presenteada.

Os sonhos são publicados anonimamente. Quando um deles é escolhido para ser ilustrado, Marcia transforma a imagem em cartão postal e o envia tanto ao sonhador quanto ao ilustrador.

“O maios legal desse projeto é que com muito pouco tempo, você pode fazer algo que vai deixar uma pessoa contente˜, diz ela.

 Procuram-se mais ilustradores

Ilustração feita por Nando Zenari para um sonho em que mãe e filho estavam sentados em uma nuvem, e ele tomava um picolé
Ilustração feita por Nando Zenari para um sonho em que mãe e filho estavam sentados em uma nuvem, e ele tomava um picolé

A ideia de fazer o site surgiu a partir de um sonho que deixou Marcia tão impressionada que ela não parava de contá-lo aos amigos. E percebeu que também queria saber dos sonhos deles, mas as pessoas não estavam acostumadas a conversar sobre isso. Foi quando resolveu fazer o site para encorajar as pessoas a compartilhar seus sonhos. Para incentivá-las, pensou em oferecer algo em troca – e foi aí que entraram as ilustrações.

Pouco mais de sete meses depois, já foram publicados cerca de 500 relatos e 25 felizardos receberam seus sonhos ilustrados por correio. O desafio, agora, é encontrar mais pessoas que estejam dispostas a fazer parte da troca. Não é preciso ser ilustrador profissional para participa,  e fotografias e outras formas produzir uma imagem – como colagens, por exemplo – também estão valendo.

“Essa troca é o melhor do projeto. Com muito pouco a gente pode fazer algo capaz de alegrar o dia a dia”, acredita Marcia.

Quer participar? Veja como o site do “Sonhos num potinho“.