Projeto ‘Trilho Imaginário’ traz diversidade cultural existente em trens e metrô de SP

Por: Catraca Livre

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é a maior empresa de transporte ferroviário urbano de passageiros do país. Nos seus 260,8 quilômetros de trilhos, que ligam 90 estações, são transportados mais de 3 milhões de passageiros por dia. Nos horários de pico, chega a contar com 128 trens trabalhando ininterruptamente.

Nesse vai e vem, que chega a ultrapassar 2600 viagens em um dia útil, poucos notam o cenário que está em sua volta. Um mundo de diferentes formas, interações e interpretações que vão muito além dos problemas cotidianos de um meio de transporte de massa.

Atento a este mundo paralelo que faz parte da rotina de milhões de brasileiros, o fotógrafo e produtor audiovisual Gil Silva capturou a enorme diversidade que estes trens carregam diariamente. Fez das pessoas a verdadeira razão das fotografias tiradas, ao contrário das imagens comuns que só prestam atenção aos trens em dias de superlotação.

O projeto “Trilho Imaginário” mostra, além do trem, seus personagens em momentos de reflexão. Trata-se de uma homenagem aos cidadãos que fazem parte de sua vida desde a infância. Gil Silva procurou captar o íntimo dos personagens que retratou ou filmou, sem deixar de atentar para a amplitude dos contextos. Outro elemento em evidência é o cuidado com a gradação e coloração das luzes, efeito em tons de cinza e preto, assim deixando-o com a atmosfera do ambiente.

As imagens foram feitas com diversos equipamentos (IPhone, Canon t2i, Canon 5D Mak II e uma Sony Handycam).

Confira algumas imagens na galeria abaixo: