Propaganda da Bombril é acusada por consumidores de fazer ‘deboche da figura masculina’
A nova propaganda da marca de produtos de limpeza Bombril tem causado polêmica. No vídeo veiculado na internet e na TV no início deste mês, a cantora Ivete Sangalo e as humoristas Monica Iozzi e Dani Calabresa declarando, no trecho principal, que “toda mulher é uma diva e todo homem é divagar [devagar]”.
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) abriu um processo de investigação contra a marca após consumidores reclamarem que a propaganda faz “discriminação de gênero” e “deboche da figura masculina”.
Assista à propaganda:
- Propaganda de leite sul-coreano compara mulheres a vacas
- Bombril relança esponja ‘Krespinha’ e é acusada de racismo na web
- Propaganda de Natal da Perdigão é acusada de racismo na web
- Ximbinha nega ter agredido Joelma e faz acusações: ‘Ela é doente’
Nos comentários do vídeo no YouTube a reação é majoritariamente negativa. “Sério mesmo Bombril ‘divagar’ é a agência e seu pessoal de marketing. Mentalidade dos anos 60, hein?! Aqui em casa faço supermercado, ajudo na limpeza e agora sabe quais produtos da Bombril vou comprar? Claro que nenhum, porque sou “divagar” né?”, escreveu um consumidor.
De acordo com a Folha de S. Paulo, a Bombril declarou em nota que a campanha foi “desenvolvida para valorizar o protagonismo feminino”. E que o vídeo “usa uma linguagem bem humorada para ressaltar o valor da mulher na sociedade brasileira e não tem a intenção de ofender os homens ao fazer uma brincadeira com a palavra ‘diva’”.