Propaganda de Natal da Perdigão é acusada de racismo na web

Queixa é de que, no comercial, a família pobre é composta por maioria negra, enquanto que a família rica, por maioria branca; parte da web apoiou a marca

27/11/2018 11:57 / Atualizado em 13/05/2025 10:23

Propaganda de Natal da Perdigão é considerada racista nas redes sociais
Propaganda de Natal da Perdigão é considerada racista nas redes sociais - reprodução/Youtube

Uma propaganda de Natal veiculada pela Perdigão nas redes sociais fez com que o nome da marca ficasse nos trending topics nacionais do Twitter nesta terça-feira, 27. Isso porque a campanha está sendo acusada de racismo por diversos internautas.

Com proposta nobre, a campanha intitulada “Chester Generoso” visa garantir a doação de um frango chester para famílias carentes a cada chester Perdigão comprado.

Porém, alguns internautas que se manifestaram nas redes sociais afirmam que campanha em si foi feita de forma racista.

A família que recebe a doação é essencialmente negra. A matriarca desse núcleo diz na propaganda que antes dessa promoção eles só imaginavam a sensação especial de ter uma ceia completa, e que agora a sensação é real. “Graças a você”, diz a atriz, emocionada.

Em seguida, em um outro núcleo familiar da propaganda, composto por pessoas brancas e negras, o patriarca, representado por um homem branco, diz a uma criança que, comprando um chester, a Perdigão doa outro a uma família “que precisa”.

  • Após a divulgação do vídeo nas redes sociais, muitos internautas acusaram a propaganda de racista. 

“Comercial dos preto fudido ganhano frangassado dos branco legalzão parabéns perdigão”

“Cara, a ideia da Perdigão de doar um Chester a cada um que for comprado é muito boa. A execução da campanha é cagada mesmo. Não tinha ninguém pra falar que TALVEZ não fosse uma boa ideia fazer esse contraponto familia rica branca/familia pobre preta?”

“Comercial da Perdigão: Família faz “caridade de fim de ano” pra dormir com mais tranquilidade e não pensar na desigualdade social nos outros 364 dias do ano.
Quem doa: brancos.
Quem recebe: negros
Somos todos iguais. Vamos viver em harmonia. Mas cada um no seu “lugar” né? ?”

“Perdigão, agência, equipe envolvida .. tamos aí se precisar de consultoria”

“Gente será que não tinha ninguém na equipe da perdigão pra avisar sobre esse comercial sem a menor noção?”

  • Teve, também, quem defendesse a marca.

“Sem entender o motivo da problematização da campanha da Perdigão?
Isso é só pq na propaganda desse ano, a família que recebe o chester é negra e a que compra branca?
Mas já fizeram uma ao contrário. O pessoal gosta é de ver problema onde não tem”

“E bem vindos ao chororô do dia: o comercial de natal da Perdigão.”

“Tô achando desnecessária esse fuzuê todo por causa de um comercial da Perdigão. Pra mim está tudo misturado. E a mesa que vcs falam que é do pobre tá melhor do que a minha no final do ano. Parem de tanto mímimi. O preconceito está na cabeça de vcs que colocam vitimismo em tudo”

“Deixa eu perguntar, vocês de Esquerda vão boicotar a Perdigão? Porque se forem eu vou investir na Perdigão, tudo que vocês boicotam faz sucesso.”

ATUALIZAÇÃO

Em nota enviada à Catraca Livre, a Perdigão disse lamentar que a campanha tenha ofendido os consumidores e afirmou não ter tido a intenção de soar preconceituosa.

Confira na íntegra:

A Perdigão lamenta que a campanha publicitária de Natal tenha ofendido qualquer um de nossos consumidores. Nunca foi essa a nossa intenção. Falar de generosidade é, para nós, uma forma de união e agradecimento a todos os nossos consumidores, que há três anos colaboram para o Natal de mais de 6 milhões de pessoas, independente de cor, gênero, raça ou religião. É nisso que acreditamos.