Propaganda de Natal da Perdigão é acusada de racismo na web
Queixa é de que, no comercial, a família pobre é composta por maioria negra, enquanto que a família rica, por maioria branca; parte da web apoiou a marca
Uma propaganda de Natal veiculada pela Perdigão nas redes sociais fez com que o nome da marca ficasse nos trending topics nacionais do Twitter nesta terça-feira, 27. Isso porque a campanha está sendo acusada de racismo por diversos internautas.
Com proposta nobre, a campanha intitulada “Chester Generoso” visa garantir a doação de um frango chester para famílias carentes a cada chester Perdigão comprado.
Porém, alguns internautas que se manifestaram nas redes sociais afirmam que campanha em si foi feita de forma racista.
- “Natal no Parque” é o tema da decoração do ParkShopping São Caetano
- Padaria Brasileira prepara menu exclusivo e variado para as Ceias de Natal e Ano Novo
- Com racismo explícito, Ana toma medida severa em Túnel do Amor
- Cantora Aurora nega gesto racista de baterista no Lollapalooza
A família que recebe a doação é essencialmente negra. A matriarca desse núcleo diz na propaganda que antes dessa promoção eles só imaginavam a sensação especial de ter uma ceia completa, e que agora a sensação é real. “Graças a você”, diz a atriz, emocionada.
Em seguida, em um outro núcleo familiar da propaganda, composto por pessoas brancas e negras, o patriarca, representado por um homem branco, diz a uma criança que, comprando um chester, a Perdigão doa outro a uma família “que precisa”.
- Após a divulgação do vídeo nas redes sociais, muitos internautas acusaram a propaganda de racista.
“Comercial dos preto fudido ganhano frangassado dos branco legalzão parabéns perdigão”
“Cara, a ideia da Perdigão de doar um Chester a cada um que for comprado é muito boa. A execução da campanha é cagada mesmo. Não tinha ninguém pra falar que TALVEZ não fosse uma boa ideia fazer esse contraponto familia rica branca/familia pobre preta?”
“Comercial da Perdigão: Família faz “caridade de fim de ano” pra dormir com mais tranquilidade e não pensar na desigualdade social nos outros 364 dias do ano.
Quem doa: brancos.
Quem recebe: negros
Somos todos iguais. Vamos viver em harmonia. Mas cada um no seu “lugar” né? ?”
https://twitter.com/BlocodaCanalha/status/1067395095115247618
“Perdigão, agência, equipe envolvida .. tamos aí se precisar de consultoria”
https://twitter.com/samirsalimjr/status/1067385716466954240
“Gente será que não tinha ninguém na equipe da perdigão pra avisar sobre esse comercial sem a menor noção?”
https://twitter.com/julialimedeiros/status/1067393946056359936
- Teve, também, quem defendesse a marca.
“Sem entender o motivo da problematização da campanha da Perdigão?
Isso é só pq na propaganda desse ano, a família que recebe o chester é negra e a que compra branca?
Mas já fizeram uma ao contrário. O pessoal gosta é de ver problema onde não tem”
“E bem vindos ao chororô do dia: o comercial de natal da Perdigão.”
“Tô achando desnecessária esse fuzuê todo por causa de um comercial da Perdigão. Pra mim está tudo misturado. E a mesa que vcs falam que é do pobre tá melhor do que a minha no final do ano. Parem de tanto mímimi. O preconceito está na cabeça de vcs que colocam vitimismo em tudo”
“Deixa eu perguntar, vocês de Esquerda vão boicotar a Perdigão? Porque se forem eu vou investir na Perdigão, tudo que vocês boicotam faz sucesso.”
https://twitter.com/LJ_Leandro/status/1067396788959813632
ATUALIZAÇÃO
Em nota enviada à Catraca Livre, a Perdigão disse lamentar que a campanha tenha ofendido os consumidores e afirmou não ter tido a intenção de soar preconceituosa.
Confira na íntegra:
“A Perdigão lamenta que a campanha publicitária de Natal tenha ofendido qualquer um de nossos consumidores. Nunca foi essa a nossa intenção. Falar de generosidade é, para nós, uma forma de união e agradecimento a todos os nossos consumidores, que há três anos colaboram para o Natal de mais de 6 milhões de pessoas, independente de cor, gênero, raça ou religião. É nisso que acreditamos.”