PSL contratou PMs de forma ilegal para proteger Bolsonaro na campanha

Nem o PSL, nem a Presidência da República se dispôs a comentar as irregularidades

Por: Redação Comunicar erro

O Diretório Nacional do PSL contratou 64 policiais militares e civis de forma ilegal para proteger o presidente Jair Bolsonaro enquanto ainda era apenas candidato ao cargo, na campanha eleitoral, de 2018. Os agentes de segurança pública prestaram serviços privados em eventos, durante seus horários de folga, mas a prática é vedada para esses servidores, de acordo com a legislação.

psl bolsonaro policiais ilegal
Crédito: Agência Brasil/Tânia RegoPSL contratou PMs de forma ilegal para proteger Bolsonaro na campanha

Foram pagas cerca de cem diárias a esses profissionais, totalizando uma despesa de mais de R$ 50 mil, custeada com recursos do fundo partidário do PSL, que é composto por repasses dos cofres públicos, e com receitas de campanha. Os dados constam da prestação de contas do partido enviadas ao Tribunal Superior Eleitoral.

Entre os policiais civis havia um inspetor e até um perito criminal. A diária paga era de R$ 500, já incluídas despesas com transporte e alimentação.

Segundo apurou o jornal  Folha de S.Paulo’, os policiais deveriam informar no contrato que estavam prestando o serviço “com autorização legal”.

O fato acima citado é considerado inusitado porque os estatutos dos policiais civis e militares do Rio exigem dedicação exclusiva, o que veda a atuação como segurança privada em horários de folga. Na Polícia Militar, decreto federal que regulamenta a atividade policial também estabelece a dedicação exclusiva.

O policial que não cumpre a regra fica sujeito a sanções disciplinares, que vão de advertência à suspensão. Mas, a prática não é considerada crime, e não há penas previstas para os contratantes.

O PSL nacional não respondeu aos questionamentos realizados pela Folha. Já a Presidência da República, por meio de sua assessoria, afirmou que não comentaria o assunto.

1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …