Publicação traz dados de negócios de comunidades do Complexo da Maré

Com a ideia inicial de desenvolver um censo econômico, um grupo de pesquisadores da própria comunidade colaborou na atualização de dados da base cartográfica e nas entrevistas com os empreendedores. As informações resultaram na construção do “Censo de Empreendimentos da Maré”, desenvolvido pela Redes da Maré, que reúne 16 associações de moradores dessa região e Observatório de Favelas.

 

A Maré é um dos maiores complexos da cidade do Rio de Janeiro, com 140 mil moradores de 16 comunidades e 40 mil domicílios e até hoje não possui agências bancárias e dos Correios.

O objetivo principal dessa iniciativa foi produzir conhecimento sobre o cotidiano dessa região do Rio de Janeiro, mostrando quem são e como vivem os moradores, além de atualizar sua base cartográfica. Para isso, o censo também pesquisou 2.953 unidades comerciais, ou atividades empreendedoras individuais.

Segundo Dálcio Marinho, geógrafo e diretor de políticas urbanas do Observatório de Favelas, essa publicação é resultado de um programa chamado A Maré que Queremos, desde 2010, uma iniciativa de articulação junto com as associações de moradores.

No censo há um guia de empreendimentos da Maré, um catálogo de comércios e serviços da região com 2.469 empreendimentos, que corresponde a 83,6% dos pesquisados e também uma tabela com 27 sugestões ou reivindicações dos entrevistados para o desenvolvimento da economia local. A publicação tem o apoio da ActionAid e Fundação Ford e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Clique e confira o material completo com distribuição gratuita: http://goo.gl/Ka3ftW.