Qual é a pegada ecológica dos paulistas?

Quantos hectares de área produtiva de terra e mar são necessários para manter o padrão de vida de um paulista por um ano? É essa pergunta que a WWF-Brasil, em parceria com a Fiesp e as secretarias do Meio ambiente municipal e do Estado, vai tentar responder com o cálculo da pegada ecológica.

divulgação
Hoje a pegada ecológica global é de 2,7 gectares por pessoa

O objetivo é analisar o impacto que os hábitos de consumo e o modo de vida dos moradores de São Paulo tem sobre o meio ambiente. A partir do resultado a ideia é pensar ações para minimizar esse impacto. Hoje a pegada ecológica global é de 2,7 gectares por pessoa o que gera um déficit ecológico de 0,9 hectares por pessoa.

A experiência de Campo Grande

Campo Grande foi a primeira cidade brasileira a ter sua pegada ecológica calculada. O resultado foi de 3,14 hectares globais por pessoa. A principal função desse cálculo é servir como uma ferramenta a mais de gestão pública, planejamento e mobilização dos cidadãos. A meta é que ele possa também servir de estímulo para uma revisão dos hábitos de consumo e para mudanças efetivas no padrão de funcionamento das grandes empresas.

Por Redação