Quando e onde assistir aos debates dos presidenciáveis
Tem novidade nos embates entre os candidatos deste ano à Presidência; acompanhe!
Os debates entre os presidenciáveis de 2022 já estão agendados: são seis encontros marcados para o primeiro turno e três para o segundo. Pela lei eleitoral, os candidatos de partidos com ao menos cinco representantes no Congresso Nacional têm o direito de participar de debates promovidos por emissoras de concessão pública.
Neste ano, os veículos de comunicação se organizaram em pools, grupos de imprensa que se unem para produzir e transmitir o encontro. Há receio da ausência dos dois principais candidatos ao Palácio do Planalto, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro sinalizou que pretende ir, mas não garantiu a presença. A assessoria de Lula pediu para que as emissoras realizassem apenas três edições, sem confirmar se o petista irá a alguma delas.
- Posse do Lula: que horas começa? Onde assistir? Saiba tudo
- Quantas horas Jair Bolsonaro trabalhou desde a eleição de Lula?
- Por que o perfil de Nicolas Ferreira foi desativado no Facebook?
- Gal Costa morre aos 77 anos
Cada pool deve definir o formato e a duração dos debates, mas, como de costume, haverá confrontos diretos entre os candidatos e perguntas de jornalistas.
Desta forma, podem participar: Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Roberto Jefferson (PTB) está em prisão domiciliar e pode desfalcar a mesa de debate, apesar de o partido ter o direto de um candidato presente. Pablo Marçal, do Pros, também estaria nos encontros, mas o partido retirou a candidatura do coach.
Quais são as datas e onde assistir aos debates?
1. 28 de agosto
Originalmente agendado para o dia 14 de agosto, o primeiro debate entre os presidenciáveis foi remarcado para o dia 28 deste mês, às 21h. O encontro é organizado pela TV Bandeirantes com o pool formado por TV Cultura, UOL e “Folha de S.Paulo”.
2. 2 de setembro
A Rede TV!, em pool com Metrópoles e O Antagonista, sediará o segundo debate -ainda sem horário confirmado. A mediação será de Luís Ernesto Lacombe e Amanda Klein.
3. 13 de setembro
Um pool de emissoras católicas, encabeçado pela TV Aparecida, realizará um debate no dia 13 de setembro, às 21h, no Santuário de Aparecida, em São Paulo. O encontro é coordenado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
4. 14 de setembro
No dia seguinte, o consórcio de imprensa formado por “O Globo”, “Valor Econômico”, G1, “Folha de S.Paulo”, UOL e “O Estado de S. Paulo” oferecerá o terceiro debate entre os quatro presidenciáveis mais bem posicionados na pesquisa Ipec ou Datafolha da semana anterior.
A transmissão será simultânea e em diferentes plataformas, mas só vai acontecer mesmo se 75% dos candidatos -ou seja, 3 de 4- confirmarem a participação. Como será exibido apenas pela internet, e não em concessões públicas, o pool não precisará seguir as regras da lei eleitoral (veja acima).
Uma novidade do encontro será uma ferramenta de “banco de minutos”, no qual os debatedores poderão gerenciar o tempo de suas respostas.
5. 24 de setembro
O SBT, com CNN, “Veja”, “O Estado de S. Paulo”, NovaBrasil FM e Terra, será o último debate do primeiro turno em formato de pool, com mediação de Carlos Nascimento. A CNN cancelou um debate no dia 6 de agosto devido a provável ausência de Lula e Bolsonaro.
6. 29 de setembro
O último debate do primeiro turno será realizado pela TV Globo, na quinta-feira, 29 de setembro, dias antes da eleição, que deve ocorrer no domingo, 2 de outubro. O programa é tradicional e acontecerá mesmo sem a presença de Bolsonaro e Lula.
Debates do segundo turno
Caso haja o segundo turno, no dia 30 de outubro, as datas dos debates presidenciais estão pré-agendadas:
1. 17 de outubro – Rede TV!
2. 22 de outubro – CNN, Veja, SBT, O Estado de S. Paulo, NovaBrasil FM e Terra
3. 28 de outubro – TV Globo