Quem é o famoso youtuber citado por atirador da Nova Zelândia

PewDiePie está no topo da plataforma, com 89 milhões de seguidores!

Por: Redação | Comunicar erro

“Lembrem-se malta, subscrevam o PewDiePie”, disse Brenton Tarrant, um dos autores do massacre na Nova Zelândia, que deixou 49 mortos nas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia. A frase foi dita na transmissão ao vivo feita pelo assassino durante a tragédia.

PewDiePie
Crédito: reproduçãoPewDiePie foi recomendado pelo atirador da Nova Zelândia em vídeo ao vivo transmitido pelo autor do crime

Considerado o maior youtuber do mundo, com 89 milhões de seguidores, PewDiePie é o apelido famoso do sueco Felix Kjellberg, de 29 anos, que alimenta seu canal no YouTube com vídeos polêmicos, sobre os mais variados games e sua rotina pessoal, que já renderam no total mais de 20 bilhões de visualizações.

Em reação através do Twitter, o youtuber afirmou-se “enojado” com a situação. “Acabei de ouvir as notícias devastadoras de Christchurch na Nova Zelândia. Sinto-me absolutamente enojado em ter o nome pronunciado por esta pessoa. O meu coração e pensamentos estão com as vítimas, as famílias e por todos os afetados com esta tragédia”, escreveu.

Mas por que o atirador mencionou PewDiePie? Obviamente, existe a possibilidade de que Tarrant seja apenas mais um fã entre seus milhões. No entanto, o youtuber tem sido alvo de críticas ao longo dos anos, por conta do seu humor ácido, considerado muitas vezes preconceituoso por parte dos internautas.

Em 2017, Kjellberg perdeu grandes patrocinadores, como Disney e Google, após ter sido acusado de cometer atos de misoginia, racismo e antissemitismo em seus vídeos. Estima-se que ele fatura US$ 1 milhão por ano apenas com anúncios em seu canal. Na época, após o ocorrido, ele pediu desculpas publicamente.

Diante da polêmica atual e apesar de seu histórico, muitos seguidores estão defendendo o jovem sueco e têm se manifestado por meio de mensagens no Twitter, afirmando que Kjellberg nada tem a ver com o ataque terrorista.

Atentado na Nova Zelândia: veja também outros crimes que foram transmitidos ao vivo pelas redes sociais

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …