Quem é o famoso youtuber citado por atirador da Nova Zelândia

PewDiePie está no topo da plataforma, com 89 milhões de seguidores!

Por: Redação | Comunicar erro

“Lembrem-se malta, subscrevam o PewDiePie”, disse Brenton Tarrant, um dos autores do massacre na Nova Zelândia, que deixou 49 mortos nas mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia. A frase foi dita na transmissão ao vivo feita pelo assassino durante a tragédia.

PewDiePie
Crédito: reproduçãoPewDiePie foi recomendado pelo atirador da Nova Zelândia em vídeo ao vivo transmitido pelo autor do crime

Considerado o maior youtuber do mundo, com 89 milhões de seguidores, PewDiePie é o apelido famoso do sueco Felix Kjellberg, de 29 anos, que alimenta seu canal no YouTube com vídeos polêmicos, sobre os mais variados games e sua rotina pessoal, que já renderam no total mais de 20 bilhões de visualizações.

Em reação através do Twitter, o youtuber afirmou-se “enojado” com a situação. “Acabei de ouvir as notícias devastadoras de Christchurch na Nova Zelândia. Sinto-me absolutamente enojado em ter o nome pronunciado por esta pessoa. O meu coração e pensamentos estão com as vítimas, as famílias e por todos os afetados com esta tragédia”, escreveu.

Mas por que o atirador mencionou PewDiePie? Obviamente, existe a possibilidade de que Tarrant seja apenas mais um fã entre seus milhões. No entanto, o youtuber tem sido alvo de críticas ao longo dos anos, por conta do seu humor ácido, considerado muitas vezes preconceituoso por parte dos internautas.

Em 2017, Kjellberg perdeu grandes patrocinadores, como Disney e Google, após ter sido acusado de cometer atos de misoginia, racismo e antissemitismo em seus vídeos. Estima-se que ele fatura US$ 1 milhão por ano apenas com anúncios em seu canal. Na época, após o ocorrido, ele pediu desculpas publicamente.

Diante da polêmica atual e apesar de seu histórico, muitos seguidores estão defendendo o jovem sueco e têm se manifestado por meio de mensagens no Twitter, afirmando que Kjellberg nada tem a ver com o ataque terrorista.

Atentado na Nova Zelândia: veja também outros crimes que foram transmitidos ao vivo pelas redes sociais

1 / 8
1
04:49
Militar é preso com 39 kg de cocaína em avião reserva da Presidência
Um sargento da Aeronáutica foi preso nesta terça-feira, 25, no aeroporto de Sevilha, na Espanha, transportando 39 quilos de cocaína …
2
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
3
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
4
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
5
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
6
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
7
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
8
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …