Quem é Zé Trovão, caminhoneiro que ficou famoso por apoio a Bolsonaro

Foragido, o bolsonarista segue fazendo vídeos com pautas antidemocráticas e desafia o ministro do STF Alexandre de Moraes

09/09/2021 12:09

O caminhoneiro e youtuber Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, ganhou visibilidade a partir de grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Em vídeos publicados nas redes sociais, ele incita atos antidemocráticos e, nas semanas que antecederam o Dia da Independência, convocou bolsonaristas para as manifestações e depois para se unirem no fechamento das estradas do país.

Zé Trovão se revolta e fica chateado após ser abandonado por Bolsonaro

Zé Trovão publica vídeos com pautas antidemocráticas
Zé Trovão publica vídeos com pautas antidemocráticas

Nascido em São Paulo, Marcos Antônio já morou em diversos estados e atualmente vive em Joinville (SC). Desde abril ele vinha publicando vídeos em seu canal no Youtube, ‘Zé Trovão, a Voz das Estradas’, e no site Portal Brasil Livre (atualmente desativado) e tem sido umas das vozes mais proeminentes no ativismo bolsonarista.

Entre as pautas defendidas pelo caminhoneiro estão o tratamento precoce contra a Covid-19, ameaças de invasões ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso Nacional e até de agressões aos senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL), presidente e relator da CPI da Pandemia.

Líder dos caminhoneiros

Autodenominado ‘líder dos caminhoneiros’, o ativista está foragido desde o dia 3 de setembro, quando a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu sua prisão preventiva que foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. O inquérito que motivou seu pedido de prisão investiga ameaças à democracia em atos  violentos que estavam sendo organizados para 7 de Setembro.

Mesmo foragido, Zé Trovão segue divulgando vídeos que não permitem identificar sua localização e, em um dos mais recentes, ele desafia Alexandre de Moraes a ir prendê-lo.