Quem são os 8 representantes da sociedade que subiram a rampa com Lula?

Com a recusa de Jair Bolsonaro em passar a faixa presidencial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a recebeu com personagens importantes da sociedade

Lula subiu a rampa lado a lado com representantes da sociedade civil
Créditos: reprodução/Agência Brasil
Lula subiu a rampa lado a lado com representantes da sociedade civil

Na cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um dos momentos mais aguardados era a passagem da faixa presidencial, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fugiu para Orlando, nos EUA, recusando-se a cumprir os ritos democráticos.

Não se sabia quem faria tal honraria. Falava-se muito no nome da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). Mas a equipe de Lula encontrou uma solução ainda melhor: oito representantes da sociedade civil subiram a rampa com o presidente e, por fim, quem entregou a faixa a Lula foi Aline Sousa, uma mulher negra, militante da causa antirracista.

Além dos representantes da sociedade civil, uma outra personagem roubou a cena: a cachorrinha Resistência, adotada por Janja e Lula durante o período em que o presidente ficou preso em Curitiba, foi levado pela coleira pelo próprio governante.

Abaixo, confira quem são os 8 integrantes que subiram a rampa com Lula:

  • Francisco, 10 anos, morador de Itaquera

Morador de Itaquera, na periferia de São Paulo. É corintiano roxo. Filho de uma assistente social e um advogado que atuam em causas sociais. Já disse que quer ser presidente do Brasil um dia.

  • Aline Sousa, 33 anos, catadora

Catadora desde os 14 anos. Integrou o Movimento Nacional de Catadoras e é beneficiária do Minha Casa Minha Vida, programa habitacional criada no governo Lula. Ela quem colocou a faixa em Lula.

  • Cacique Raoni, 90 anos

Líder do povo Kayapó e reconhecido internacionalmente, Raoni lidera a luta que articula os povos indígenas em defesa dos direitos dos povos originários.

  • Ivan Baron, 24 anos

Ivan tem paralisia cerebral e é influenciador digital da causa em prol das pessoas com deficiência. Ele fez um discurso emocionante e poderoso em um ato pró-Lula, no Tuca, em São Paulo, no período das eleições, que arrancou lágrimas de Lula.

  • Flávio Pereira, 50 anos, artesão
  • Wesley Rocha, 36 anos, metalúrgico
  • Murilo Jesus, 28 anos, professor
  • Jucimara Santos, cozinheira