‘Racista nauseabunda’, diz Mandetta a Bia Kicis
Deputada bolsonarista resolveu fazer 'piada' com ex-ministros e o programa de treinee da Magalu
Na tarde deste domingo, 27, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) fez uma publicação nas redes sociais com uma montagem dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Sergio Moro com blackface e desempregados. Mandetta foi procurado pelo Estadão e, em mensagem, declarou: “Racista nauseabunda. Chula. Pequena. Inútil. Abjeta. RACISTA!!!!!”.
Por telefone, Mandetta lamentou ver uma parlamentar fazer esse tipo de provocação.
“É triste ver isso. Para mim, não ofende em nada ser caracterizado como negro. Muito pelo contrário. Sou totalmente favorável à campanha da Magazine Luiza”, disse o ex-ministro ao Estadão. “Já era fã da dona Luiza e seria, com orgulho, um garoto propaganda de sua loja.”
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
A postagem de Kicis provocou indignação nas redes sociais, mas a deputada disse que a “chargezinha” era uma piada e que não perdeu o bom humor.
“Cuidado, se você consegue enxergar racismo nesse post ao invés de vê-lo na atitude da Magazine Luiza, o estrago do ensino aos moldes de Paulo Freire pode ter sido muito grande na sua capacidade de interpretar textos e de compreender a vida”, escreveu a parlamentar.
https://www.instagram.com/p/CFnNk5ZpWo8/
Treinee do Magazine Luiza
O programa de treinee 2021 do Magalu aceitará apenas candidatos negros no processo. A divulgação do critério gerou discussões nas redes sociais.
Em nota, a rede de varejo disse que o “objetivo com o programa é trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia, recrutando universitários e recém-formados de todo Brasil, no início da vida profissional.”
Serão aceitos candidatos formados entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020, em qualquer curso superior. O conhecimento em língua inglesa e experiência profissional anterior não fazem parte dos pré-requisitos para a seleção.
Blackface
O blackface (do inglês, black, preto, e face, rosto) surgiu por volta de 1830, quando homens brancos se pintavam de preto de forma caricata para se apresentavam à aristocracia branca com o objetivo de satirizar a população negra.
Anos depois, a prática ganhou popularidade nos cinemas e televisão, como ferramenta de entretenimento cultural, ridicularizando ou negando papéis a artistas negros.