Radialistas disparam comentários racistas contra Jogadoras da Nigéria
O diálogo foi duramente criticado nas redes sociais
Radialistas disparam comentários machistas e racistas contra Jogadoras da Nigéria, durante a transmissão do jogo Central-PE e Jacuipense-BA, pela Série D do campeonato brasileiro, no último sábado, 15.
Os comentários foram proferidos por pelo menos três radialistas esportivos da Rádio Jornal, de Pernambuco, uma das principais rádios de cobertura esportiva do Nordeste.
No meio da partida, o plantonista Marcelo Araújo entrou no ar logo após o anúncio do gol da seleção canadense pela Copa do Mundo de Futebol Feminino, em cima das neozelandesas. Ancorando a transmissão, o narrador Iran Carvalho diz que alguém da cabine teria interesse em ser massagista (dos times em campo); ao que Araújo responde dizendo que há vaga, mas para a seleção da Nigéria . O locutor pergunta se um colega aceitaria a vaga e, entre risos, a voz de um homem ainda não identificado pela reportagem, diz: “Pois é. Falou ‘Canadá’, ‘Nova Zelândia’, todo mundo quis, né?”.
- Como regar plantas quando for viajar? 6 dicas que você nunca imaginou
- Saiba como competir no Tier 2 de League of Legends em 2025
- Descubra o melhor método para remover agrotóxicos de frutas e verduras
- Nube oferece quase 10 mil vagas de estágio com bolsas de até R$ 2.000
O jornalista Daniel Leal se manifestou sobre o caso nas redes sociais, logo após o diálogo ir ao ar. “Sinceramente, é inadmissível ouvir algo desse tipo atualmente ainda. Uma vergonha. Em meio a tanta luta por igualdade, por respeito, ouvir um absurdo desse. Vergonha!”.
Outros ouvintes publicaram relatos sobre o mesmo assunto nas redes sociais. “Machista, racista, homofóbico, xenófobo… a lista de preconceitos é grande. Ainda bem que outras pessoas ouviram e tiveram a mesma reação que eu tive”, disparou João Pedro Pereira. “Que coisa absurda. Inadmissível”, disse Fabiana Constantino. “Fiquei indignado com essa postura”, comentou Guilerme Prudente, enquanto o usuário identificado por DuduDeMelo resumiu com “eu ouvi na hora e fiquei sem acreditar”.
Segundo o portal IG, com a repercussão do caso, um dos apresentadores envolvidos no diálogo tentou se explicar. Marcelo Araújo disse:”O contexto é outro. Uma brincadeira interna”.
Confira a transcrição da íntegra do diálogo:
Locução: “Canadá 1, Nova Zelândia, 0. Segundo tempo de jogo, pela Copa América, Venezuela e Peru, 0 a 0”
Vinheta | Iran Carvalho: “Tem um colega aqui na cabine que disse que queria ser mas-sa-gista…”
Vinheta| Rádio jornal, futebol é com o escrete
Informa| Marcelo Araújo: “Soube que tem uma vaga na comissão técnica da Nigéria, viu?”
Iran Carvalho: “Da Nigéria, tem uma vaga lá… Será que ele aceita, Marcos Moura? O colega nosso aceita?”
Marcos Moura: “Olha, por enquanto, eu tô de férias…”
Não identificado: “Pois é, falou ‘Canadá’, ‘Nova Zelândia’, todo mundo quis, né, Iran?”
Iran Carvalho: “É verdade…”
Para ouvir clique aqui.