Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
A rainha passava férias no Castelo de Balmoral, na Escócia. A notícia só foi anunciada depois que a família chegou ao local
A rainha Elizabeth morreu, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde passava férias, nesta quinta-feira, 8. A notícia só foi anunciada depois que a família chegou ao local, através da conta oficial da família real britânica no Instagram.
Mais cedo, a rainha Elizabeth não passou bem e ficou sob supervisão médica, de acordo com comunicado divulgado pelo porta-voz do Palácio de Buckingham, na manhã desta quinta.
‘Após uma avaliação nesta manhã, o médico da rainha está preocupado com a saúde de Vossa Majestade e recomendou que ela fique sob supervisão médica. A rainha permanece confortável em Balmoral’, havia dito o Palácio de Buckingham no Instagram, antes do anúncio da morte.
A rainha não tinha um histórico de saúde frágil, apesar da idade, ela era muito independente, mas no último período, ela ficou mais doente e teve maiores restrições relacionadas a mobilidade.
Em maio de 2021, ela perdeu o culto do Remembrance Sunday no centro de Londres depois de um problema nas costas. Em outubro do mesmo ano, Elizabeth passou uma noite no hospital efoi submetida a “investigações preliminares”.
Em fevereiro deste ano, a rainha contraiu Covid-19 e sofreu sintomas leves de resfriado, mas continuou com deveres leves. Porém, desde o diagnóstico de Covid-19, a rainha foi forçada a cancelar ou reduzir sua participações em eventos oficiais. Ela não compareceu a todas as celebrações do Jubileu de Platina de junho – marcando seus 70 anos no trono – e perdeu a abertura estadual do Parlamento no mês anterior devido a problemas de mobilidade.