Record culpa vítima em manchete de feminicídio e é criticada

Emissora dos bispos divulgou chamada falsa, que exime assassino da culpa

Por: Redação | Comunicar erro

A Record TV recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais depois de colocar a culpa de um caso de feminicídio na vítima que sofreu as agressões.

Tudo começou quando o programa “Cidade Alerta” noticiou o caso da jovem Isabela Miranda de Oliveira, de 19 anos de idade, que teve 80% do corpo queimado, durante um churrasco de Carnaval em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

record tv feminicídio
Crédito: Reprodução/Record TVCaso da morte de Isabela foi distorcido para que a vítima aparecesse como culpada em reportagem da Record TV

A manchete do policialesco dizia: “Jovem tem 80% do corpo queimado ao ser flagrada na cama com cunhado”. Acontece que, além de a chamada jogar a culpa do crime na vítima, ela ainda é falsa, pois a garota não dormiu com ninguém e suspeita-se que ela tenha sido abusada.

Ao longo da reportagem, a emissora noticiou o que, de fato, teria acontecido: a moça estaria embriagada e procurou um dos quartos da casa para descansar. Contudo, o namorado dela, Willian Felipe de Oliveira Alves, 21 anos, flagrou a jovem ao lado do cunhado, que estava nu e abusava da garota. Ele, então, agrediu Isabela com a ajuda da irmã e na sequência ateou fogo no corpo da namorada.

Isabela teve 80% do corpo atingido pelo fogo e morreu. O suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

Embora os fatos reais tenham sido abordados na notícia, a manchete tendenciosa causou revolta entre os internautas, incluindo o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ), que usou as redes sociais para criticar a postura da Record TV.

“MATÉRIA ABSURDA DA RECORD. A moça foi pro quarto deitar, o cunhado deitou nu ao lado da vítima enquanto ela dormia, o namorado da vítima viu a cena, espancou a garota e tacou fogo em 80% do corpo. Como sai a notícia: ‘Jovem é flagrada na cama com o cunhado’. O que a Record está fazendo?”, escreveu.

1 / 8
1
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
2
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
3
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
4
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
5
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
6
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
7
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
8
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …