Record culpa vítima em manchete de feminicídio e é criticada

Emissora dos bispos divulgou chamada falsa, que exime assassino da culpa

Por: Redação Comunicar erro

A Record TV recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais depois de colocar a culpa de um caso de feminicídio na vítima que sofreu as agressões.

Tudo começou quando o programa “Cidade Alerta” noticiou o caso da jovem Isabela Miranda de Oliveira, de 19 anos de idade, que teve 80% do corpo queimado, durante um churrasco de Carnaval em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

record tv feminicídio
Crédito: Reprodução/Record TVCaso da morte de Isabela foi distorcido para que a vítima aparecesse como culpada em reportagem da Record TV

A manchete do policialesco dizia: “Jovem tem 80% do corpo queimado ao ser flagrada na cama com cunhado”. Acontece que, além de a chamada jogar a culpa do crime na vítima, ela ainda é falsa, pois a garota não dormiu com ninguém e suspeita-se que ela tenha sido abusada.

Ao longo da reportagem, a emissora noticiou o que, de fato, teria acontecido: a moça estaria embriagada e procurou um dos quartos da casa para descansar. Contudo, o namorado dela, Willian Felipe de Oliveira Alves, 21 anos, flagrou a jovem ao lado do cunhado, que estava nu e abusava da garota. Ele, então, agrediu Isabela com a ajuda da irmã e na sequência ateou fogo no corpo da namorada.

Isabela teve 80% do corpo atingido pelo fogo e morreu. O suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

Embora os fatos reais tenham sido abordados na notícia, a manchete tendenciosa causou revolta entre os internautas, incluindo o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ), que usou as redes sociais para criticar a postura da Record TV.

“MATÉRIA ABSURDA DA RECORD. A moça foi pro quarto deitar, o cunhado deitou nu ao lado da vítima enquanto ela dormia, o namorado da vítima viu a cena, espancou a garota e tacou fogo em 80% do corpo. Como sai a notícia: ‘Jovem é flagrada na cama com o cunhado’. O que a Record está fazendo?”, escreveu.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …