Rede Sesc inaugura sua maior unidade no Belenzinho

Rede continua com seu projeto de expansão e promete chegar à periferia

04/11/2010 19:34 / Atualizado em 30/04/2020 11:40

divulgaçãoReprodução da unidade do Sesc Belenzinho
Reprodução da unidade do Sesc Belenzinho

Dia 4 de dezembro, a zona leste ganha um complexo cultural com a inauguração da nova unidade do Sesc Belenzinho. Segundo o Prof. Danilo Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, “trata-se do reconhecimento da importância da zona leste, a intenção é obrigar o povo da cultura a olhar para essa região, dar mais visibilidade, já que é a maior parte da população está aqui”.

Assim como outras unidades, o Sesc Belenzinho oferece prática de atividades físicas, consultórios odontológicos, sala de internet e oficinas, espaço para recreação, área de convivência, biblioteca, piscinas, ginásio, quadras e espaço para exposições e shows. Mas com um alcance ainda maior, pois a estimativa é a de atender um público de quatro mil pessoas/dia durante a semana e oito mil pessoas/dia aos finais de semana e feriados.

“Pensamos nesta unidade como uma extensão do espaço público”, fala Marina Avilez, gerente da unidade, que deixa claro que o objetivo é a apropriação do espaço pelos usuários. Além disso, o Sesc Belenzinho, que na década de 1930 tinha em seu terreno uma fábrica têxtil, foi construído com modernas técnicas voltadas para a sustentabilidade. Trata-se do maior Sesc em área construída, no total são 50 mil m2 que tem a assinatura do arquiteto Ricardo Chahin.

A inauguração do complexo marca também a mudança de perfil pela qual o bairro passa, com seus galpões e fábricas sendo substituídos por condomínios de prédios e novos comércios. O projeto de expansão da Rede Sesc segue no caminho de ocupar áreas em transformação na cidade. Além das unidades que serão entregues ano que vem, Bom Retiro e Santo Amaro, Guarulhos também ganha uma unidade, ainda sem previsão de inauguração. Já a unidade da rua 24 de Maio será entregue em 2012.

Mas talvez a ação mais aguardada seja a expansão para áreas periféricas da cidade, projeto que ainda está com pesquisas em andamento, mas com grandes possibilidades de realização, segundo Miranda.

Com todo esse movimento de expansão, na área da cultura, definitivamente, Sesc é a praia de paulista.

Em breve você confere no Catraca Livre a programação de inauguração da unidade.