#ReduçãoNãoÉSolução bomba no Twitter em dia da PEC no Senado
Casa pode voltar a abordar o assunto nesta quarta
Nesta quarta-feira (20), o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) deve apresentar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado o parecer sobre a PEC 21/2013, que reduz a maioridade penal no Brasil dos 18 para os 16 anos.
A PEC propõe a redução da idade penal para quem comete crimes hediondos, como o estupro, por exemplo.
Leia também:
- Conheça 18 razões para ser contra a redução da maioridade penal
- Policiais civis se declaram contra redução da maioridade penal
Para virar lei, a proposta polêmica precisa passar por votações dentro da CCJ e no plenário da Casa para seguir adiante à sanção presidencial. Na Câmara dos Deputados, a medida foi aprovada em 20 de agosto de 2016.
Em declarações recentes à Rádio Senado, o relator Ricardo Ferraço afirmou que o código penal brasileiro é dos anos 40 e não dialoga mais com a realidade do país. “Homens com 17 anos cometendo crimes com requintes de crueldade, matando, estuprando, roubando e postando em redes sociais”, disse, sinalizando que o parecer provavelmente será favorável à medida.
Em contrapartida, o movimento Redução Não É Solução já começou uma campanha para pressionar os políticos a votarem contra a redução.
A ideia do movimento é mostrar dados que confirmam que nenhum país que reduziu a idade penal conseguiu reduzir a violência, acabar com a sensação de que no código atual adolescentes que cometem crimes ficam impunes e mostrar que a medida pode encarecer ainda mais o sistema penitenciário brasileiro.
Enquanto isso, no Twitter, a #ReduçãoNãoÉSolução se tornou trending topic nacional com diversas opiniões sobre o assunto. Veja algumas reações:
https://twitter.com/brasil_patria/status/910506390980087809
https://twitter.com/Marcelomm91/status/910501781960085506
Leia também: