Regina Duarte critica governo Bolsonaro por escolhas culturais

Para a atriz, Roberto Alvim “tem extrapolado em declarações polarizadas”

Regina Duarte e o presidente Jair Bolsonaro
Créditos: Reprodução/Twitter
Regina Duarte e o presidente Jair Bolsonaro

A atriz Regina Duarte criticou o governo de Jair Bolsonaro por suas escolhas culturais. Em sua conta no Instagram, ela publicou uma foto da bandeira do Brasil e escreveu que Roberto Alvim, diretor de teatro bolsonarista que assumirá o Centro de Artes Cênicas da Funarte, “tem extrapolado em declarações polarizadas”.

Segundo o texto, a atriz recebeu uma ligação de Alvim em que ele explicava seu projeto de criar uma companhia de teatro com a proposta de encenar textos clássicos. “Afirmei de imediato que podia contar com meu apoio para o importante desafio. Agora, sou surpreendida por declarações dele na mídia que repetem o chavão polarizado que sempre abominei”, afirmou.

“Termino aqui com um pedido a todos os meus companheiros de classe: não vamos agora ceder à tentação de mais uma vez, raivosos, polarizar. O momento é de nos unirmos evitando armadilhas que nos dividam”, finaliza a atriz.

Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, na “Folha de S.Paulo”, Regina Duarte confirmou as postagens, mas declarou que segue disposta a ajudar o diretor. “Achei essa convocação [de Alvim] bastante equivocada, mas não por isso estou fechando as minhas portas e o meu carinho por ele. De jeito nenhum”, reiterou.

Leia a coluna aqui.

Confira o post:

View this post on Instagram

Sobre Roberto Alvim, Diretor de Teatro🎭: O Teatro Club Noir era um filho, tinha pouco mais de 10 anos . Era um braço forte da inegável criatividade artística da cidade de São Paulo . Alvim e Juliana Galdino se dedicavam a ele com paixão e tudo desmoronou depois que ele declarou seu apoio a Bolsonaro. As retaliações fascistas/agressivas de uma facção da classe artística fizeram com que o casal perdesse o filho amado . A meu ver o diretor Alvim tem extrapolado em declarações polarizadas porque certamente se encontra sob efeito de uma crise pós-traumática . Quem perde um Teatro perde um filho . Em virtude disso não consigo esperar dele que assuma com sensatez , com equilíbrio, as declarações que tem feito nas últimas 24 horas . São declarações com as quais não concordo . A ARTE se encontra em patamar sagrado, acima das ideologias . Não conheço Alvim pessoalmente . No entanto tudo que li, todas as referências que tenho tido sobre seus trabalhos de direção por mais de 20 anos falam dele como artista de grandeza excepcional . Alvim encenou mais de 100 espetáculos no Brasil e no Exterior. Ganhou todos os prêmios mais importantes do Teatro Brasileiro ( APCA, BRAVO. SHELL, GOVERNADOR do ESTADO, etc). É professor de Artes Cênicas há quase 20 anos. Na semana passada ele me ligou falando de um projeto lindo – uma Companhia Nacional de Teatro- , com proposta de encenar textos clássicos da Literatura e excursionar com eles por todo o país . Fiquei encantada . Minha raiz no teatro amador fez com que eu vislumbrasse um futuro radioso para artistas e plateias desse nosso tão querido Brasilzão. Afirmei de imediato que podia contar com meu apoio para o importante desafio . Agora… sou supreendida por declarações dele na mídia que repetem o chavão polarizado que sempre abominei . Um tipo de radicalismo que se iniciou lá atrás , no tempo das últimas Eleições . Pelo amor de Deus !!! Quando é que vamos poder voltar a exercer o nosso ofício em PAZ …?! Termino aqui com um pedido a todos os meus companheiros de classe : Não vamos agora ceder à tentação de mais uma vez , raivosos, polarizar. O momento é de nos unirmos evitando armadilhas que nos dividam. ReginaD

A post shared by Regina (@reginaduarte) on