Renovação da CNH passa a exigir curso teórico e prova
Motociclista deverão passar ainda por duas avaliações práticas
A partir do dia 6 de junho, todos os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverão fazer um curso e uma prova teórica, assim como o já obrigatório exame médico.
Para condutores das categorias A (motos) ou ACC (ciclomotores), a reforma ainda inclui avaliações práticas de duas etapas, uma em circuito fechado e outra em vias públicas, além de cursos mais extensos.
As mudanças foram anunciadas por meio de um documento emitido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que justificou as alterações como uma maneira de “atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações”.
- Veja quais são as 12 doenças que podem impedir a renovação da CNH de pessoas com mais de 60 anos
- Novas regras para a CNH impactam motoristas de 50 a 70 anos; saiba o que muda
- Veja documentos necessários para tirar ou renovar o passaporte
- CNH Social 2024: inscrições abertas em 18 estados brasileiros
Para motoristas da categoria B, o curso teórico deverá ser feito de 5 em 5 anos (período correspondente à validade da CNH), presencialmente ou à distância, com um total de 10 horas de aulas.
A prova teórica é presencial e envolve 30 questões de múltipla escolha, e, para ser aprovado, o candidato deve acertar pelo menos 70% delas.
Caso reprovado, o condutor poderá refazer a prova cinco dias após o resultado da primeira. Contudo, será exigido frequentar o curso teórico novamente se ocorrer outra reprovação.
Ainda não foram divulgadas as alterações do preço para a renovação da CNH.
- Leia mais: