Represa se rompe no Laos e deixa centenas de desaparecidos

Rompimento aconteceu na noite da última segunda-feira, 23, devido às fortes chuvas que ocorrem na região atingida

Ao menos 6,6 mil pessoas estão desabrigadas, e outras centenas desaparecidas, após rompimento de uma hidrelétrica em construção no sul do Laos, país do Sudeste Asiático, na noite da última segunda-feira, 23. A agência oficial do Laos confirmou a existência de mortos, mas não divulgou um número oficial.

Localizada a 550 km da capital Vientiane, a represa Xepian-Xe Nam Noy liberou 5 bilhões de metros cúbicos de água no distrito de San Sai, na província de Attapeu.

Equipes de resgate foram enviadas para acolher desabrigados no Laos

O rompimento atingiu  seis aldeias da região, onde brigadistas e barcos foram enviados para socorrer a população – imagens divulgadas pela mídia internacional registrou moradores ilhados nos tetos das casas.

A empresa, responsável pela construção da hidrelétrica, alegou que chuvas fortes e enchentes motivaram o rompimento – e que está cooperando com o governo do Laos para ajudar a resgatar os moradores de vilarejos nas vizinhanças da represa. “Estamos montando uma equipe de emergência e planejando para ajudar a evacuar e resgatar os moradores de vilarejos próximos da represa”, disse um porta-voz da SK Engineering & Construction./Com informações do G1