Revista voltada para mulheres negras usa modelo branca na capa
A modelo que estampa a capa da revista afirma que a foto foi usada sem autorização
A revista de beleza Blackhair, voltada para mulheres negras, recebeu críticas após usar uma modelo branca para estampar a última edição. A polêmica surgiu depois que a jovem Emily Bador afirmou que o veículo colocou uma foto antiga dela, sem autorização, em sua capa mais recente.
No instagram, a modelo disse que ficou “chateada e com raiva” após descobrir que ela havia se tornado o rosto da publicação. De acordo com ela, o fotógrafo e os jornalistas da empresa não a avisaram que a foto seria usada na Blackhair.

Bador afirmou que a imagem foi tirada há cerca de três ou quatro anos, quando ela tinha 15 anos de idade. Desde então, ela tem aprendido muito sobre apropriação cultural e a luta das mulheres negras para terem representatividade na mídia.
Na redes sociais, muitos usuários compartilharam a crítica da modelo e pediram explicações à revista. Keysha Davis, editora da Blackhair, divulgou um comunicado agradecendo o alerta e disse que não sabia que ela não era negra ao selecionar a foto.
Segundo Davis, o veículo costuma confiar nas empresas que enviam as imagens das modelos. “Estamos muito conscientes de como as mulheres negras não têm representatividade nos principais meios de comunicação e a última coisa que queremos fazer é contribuir com isso”, declarou.