Revista sobre mulheres arquitetas busca ajuda em financiamento coletivo

A revista 'Arquitetas Invisíveis' discute a questão de gênero na arquitetura e no urbanismo

Por: Redação | Comunicar erro

A revista “Arquitetas Invisíveis” foi criada para resgatar a memória de grandes arquitetas que acabaram “apagadas” da história pelo machismo e também para dar visibilidade à produção feminina, destacando a relação entre as mulheres e a cidade. Para o lançamento da primeira edição, as idealizadoras buscam ajuda por meio de financiamento coletivo.

A publicação será construída de forma colaborativa, desde a criação do conteúdo até o financiamento da impressão, e abrirá oportunidade para divulgação de trabalhos de pessoas que abordam o tema de gênero na arquitetura, além de contribuições em campos diversos das ciências humanas.

A revista quer dar voz às arquitetas que fizeram história

A “Arquitetas Invisíveis” deverá reunir artigos, resumos, opiniões, notícias, entrevistas, charges, desenhos, poesias, crônicas, cartas, entre outros. Nesta primeira edição, os trabalhos que serão desenvolvidos já foram selecionados por meio de um edital aberto, além do material produzido pelas criadoras do projeto.

A ideia é lançar uma edição da revista a cada ano e oferecer oportunidades para trocas entre pesquisadores do Brasil e do mundo – por isso a publicação será bilíngue (português e inglês).

Todo o dinheiro arrecadado com a campanha de financiamento será investido na publicação, custeando os gastos com edição, tradução, revisão, diagramação, impressão e distribuição. Os exemplares que não forem adquiridos por leitores serão doados para bibliotecas, centros acadêmicos, escolas e grupos de mulheres.

Assista ao vídeo:

Compartilhe:

1 / 8
1
05:46
Os melhores tipos de música que ajudam na gravidez
A partir do sexto mês de gestação, a criança já tem audição definida. Quais são os estímulos e efeitos que as …
2
03:26
Frota reconhece uso de ‘fake news’ na eleição de Bolsonaro
Na última edição do Roda Viva, da TV Cultura, o deputado federal Alexandre Frota (PSL) revelou que sabia sobre o …
3
04:24
Jatinhos: Bolsonaro ataca Huck, mas não fala nada de Hang
Após receber críticas de Luciano Hulk, o presidente Jair Bolsonaro resolveu mostrar o financiamento que o apresentador  recebeu do BNDES …
4
04:15
Bolsonaro recuará na indicação de Eduardo para embaixada ?
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) admite, pela primeira vez, que existe a possibilidade dele não indicar seu filho, o deputado …
5
02:29
Sequestro na Ponte Rio-Niterói termina após mais de três horas
Um homem armado entrou em um ônibus e manteve 37 reféns no início desta terça-feira, 20, na Ponte Rio-Niterói, via …
6
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
7
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
8
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …