Revivendo o samba de raiz

14/09/2009 15:26 / Atualizado em 14/03/2013 11:14

Durante muito tempo Edimar Assis cultivava a ideia de reviver o samba de raiz, mas o sonho ficou guardado na gaveta de sua casa. O compositor e cantor nas horas vagas ligado à Academia de Samba de Raiz, sempre pensava no projeto, mas com a vida corrida tinha dificuldade de colocar em prática os seus planos.

Foi em uma noite, dessas do acaso, há uns três anos que ele aportou no bar da Salete, que fica em Santana, zona norte da cidade de São Paulo, e em um bate-papo com a dona, conseguiu espaço para tocar junto com os seus ritmistas e apresentar um repertório próprio e de artistas consagrados como Cartola, Candeia, músicos da Velha Guarda, Paulinho da Viola, entre tantos outros.

divulgaçãoEdimar (vestido de vermelho) e a turma do samba
Edimar (vestido de vermelho) e a turma do samba

Depois de tocar por muito tempo no bar da Salete, o salgueirense de coração e seus companheiros tiveram que mudar de lugar. Agora, realizam sambas periodicamente pela cidade, tanto em eventos fechados que rolam pelo menos uma vez por mês e que juntam além de um bom samba, uma feijoada de responsa como em bares que abrem as portas para a turma.

Para ele, mais importante do que o lugar é manter vivo o espírito dos sambas de antigamente. “Tem muita coisa boa que está esquecida, quero resgatar a cultura do samba, as músicas que fazem parte da nossa história”, explica.

Para saber onde a turma de Edimar de Assis vai se reunir para tocar, é só acessar a página dele no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=fpp&uid=13994227560577515331